RB Informa

Alunos do 8º ano estudam os efeitos nocivos causados pelo cigarro no organismo

Visando complementar os estudos teóricos e práticos sobre sistema respiratório e cardiovascular, os alunos do 8º ano participaram de uma aula especial sobre tabagismo. Na atividade as turmas puderam reconhecer os efeitos nocivos causados pelo cigarro.

Utilizando uma garrafa pet transparente de 2 litros, água, lenço de papel e um cigarro, a professora de Ciências Elieth Arantes e a estagiária Amanda Leal Oliveira conseguiram simular a ação do tabaco no organismo. “Fizemos um experimento bem simples, mas causou um impacto surpreendente nos alunos. Eles conseguiram visualizar o que vai para os pulmões de um fumante”, destaca a professora.

Além disso, os alunos elaboraram uma campanha de conscientização contra o tabagismo, criando folhetos digitais sobre os temas: o que é tabagismo; tabagismo e a saúde da mulher; tabagismo passivo; prevenção ao tabagismo; consequências do tabagismo em crianças e adolescentes.

A iniciativa está alinhada à campanha nacional organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem o slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!”.

A campanha celebra o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, e o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto, e tem o objetivo de alertar a população brasileira quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, visto que o uso do tabaco é uma das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC). Fonte: INCA.

Clique aqui para ver os folhetos digitais produzidos pelos alunos.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo