No dia 20 de maio, é comemorado o dia mundial das abelhas e, nessa data especial, os nossos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais tiveram o privilégio de conhecer de pertinho informações e curiosidades sobre abelhas nativas do Brasil com o biólogo Guilherme Aguirre, proprietário do meliponário AirbnBee. O principal objetivo da atividade foi levar educação ambiental para as crianças por meio de temas relacionados à importância ecológica, a conservação das espécies de abelhas e a relação das abelhas com a humanidade.
Entre outras coisas, o biólogo desmistificou a ideia de que a abelha é apenas aquele inseto amarelo e preto que pica e tem ferrão. Na verdade, essa é uma abelha europeia africanizada, trazida para o Brasil no início do século XIX. Elas se espalharam por nosso país e acabaram se tornando as mais comuns nos ambientes urbanos. No entanto, só no Brasil, existem mais de 1500 espécies de abelhas de várias cores e tamanhos. Muitas abelhas brasileiras que produzem mel não possuem ferrão, cada uma tem o seu ninho e apresenta características próprias.
Para demonstrar isso na prática, Guilherme trouxe, ao nosso Colégio, três espécies de abelhas: mandaçaia, jataí e mirim preguiça e nossos alunos puderam ver de pertinho o ninho de cada uma delas e, aqueles que tiveram sorte, conseguiram até espiar a abelha-rainha!
Além de observar as abelhas, as crianças também puderam saborear dois tipos de mel: o de Jataí e o de Jandaíra. O mel de Jataí, com um sabor um pouquinho mais azedo, gerou diferentes impressões entre os pequenos, alguns adoraram, outros nem tanto, deixando isso evidente com diversas caretas. Já o mel Jandaíra caiu fácil no gosto da molecada!
Confira os registros da atividade: