RB Informa

Alunos do EF-5 fazem exposição sobre mulheres negras importantes na história

No início do mês de março, inspirada pelo Black History Month (Mês da História Negra), que acontece em fevereiro nos Estados Unidos, e a proximidade com o Dia Internacional das Mulheres, a professora de inglês Ligia Pontes propôs uma atividade aos alunos do EF-5 que remete a ambas as datas, resultando em  uma exposição feita pelos estudantes.

Ligia trabalhou com os alunos o livro o “Little Leaders: Bold Women in Black History”, da autora Vashti Harrison, que apresenta a história de 40 mulheres negras que quebraram paradigmas e superaram muitos desafios em suas vidas. A leitura educa e inspira na medida que nos apresenta figuras icônicas – infelizmente pouco celebradas – como a abolicionista Sojourner Truth, a química Alice Ball, a piloto Bessie Coleman, a poeta Gwendolyn Brooks, a matemática Katherine Johnson, a ativista Angela Davis, a cineasta Julie Dash, entre muitas outras.

Segundo a professora, o projeto foi tomando maiores proporções conforme os alunos foram demonstrando interesse pelo tema. Após uma conversa sobre o livro, Lígia dividiu os estudantes em grupos em que cada um deles estudou sobre uma das figuras apresentadas no livro.

Em seguida, os alunos responderam questões relacionadas ao texto lido e reuniram informações a respeito da mulher destacada, como identidade, datas de nascimento e morte, conquistas notáveis, entre outras. Essa atividade permitiu a prática dos tempos verbais presente e passado da gramática estudada em aula. As respostas a essas perguntas formaram os textos que compõem a exposição. Quanto à parte visual, os alunos caracterizaram as personalidades levando em consideração objetos e informações marcantes sobre suas vidas, assim como o contexto histórico de cada uma.

Para Lígia, a atividade levou os alunos a reflexões importantes: “eles conseguiram perceber como essas mulheres tiveram que lutar duplamente, tanto contra o racismo quanto  contra o preconceito por ser mulher”, comenta.

Cada grupo apresentou para a turma uma mulher negra importante na história que estudaram, permitindo que todos tivessem contato com o maior número possível de histórias. Coincidentemente, as apresentações aconteceram no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o que, segundo Lígia, potencializou as reflexões feitas pelos alunos.

Sobre a atividade, a aluna Ana Luisa Silva, do EF-5T2, comenta: “a gente fez essa atividade em homenagem às mulheres negras que trabalharam muito, lutaram muito por conta do preconceito por causa da cor de pele.” E sobre o aprendizado resultante do estudo, ela acrescenta: “pessoas brancas eram colocadas para fazer atividades mais avançadas enquanto mulheres negras ficavam com coisas menores, mas elas eram muito inteligentes. Uma delas até foi chamada de “computador humano” de tão inteligente que ela era, mas não deram oportunidade pra ela se explicar, trabalhar com que ela era boa”.

Parabenizamos os alunos do EF-5 pelo empenho na atividade e pela difusão de conhecimentos tão importantes no combate ao preconceito.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo