RB Informa

Alunos do EF-6 discutem a importância da acessibilidade e da inclusão

Nas aulas de Ciências da professora Mirian Martinez, os alunos dos 6º anos estudaram sobre as percepções do ambiente e a importância dos órgãos dos sentidos e do sistema nervoso em nossas vidas. 

Em algumas discussões, eles concluíram que uma forma de ser um cidadão integrado e que se preocupa com o coletivo é estar atento à acessibilidade em seu significado mais amplo: permitir a qualquer pessoa, independentemente de sua condição, ter acesso aos espaços públicos, ao transporte, aos serviços, à informação e à comunicação. 

Para complementar a discussão, a professora da Educação Inclusiva do Colégio, Daniela Bacellar, e sua equipe conversaram na linguagem de sinais com as turmas. Entender os gestos utilizados para a comunicação que envolve pessoas com deficiência auditiva não foi uma tarefa tão fácil de ser compreendida pelos alunos, mas garantiu a empatia e o sentimento de estar no lugar de uma pessoa surda.

Hoje,  26 de setembro, comemora-se o Dia Nacional dos Surdos. A data foi oficializada pelo decreto de Lei nº 11.796, em 2008, para promover a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva. Esse dia foi escolhido como homenagem à data de abertura da primeira escola de surdos do Brasil, em 26 de setembro de 1857.

Confira os registros da atividade!

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas