A grande novidade deste ano para os alunos do fundamental II será por conta do Jornal JOCA! O Jornal, que já era utilizado em 2020 pelos alunos do 4º e 5º anos, agora foi adotado como recurso didático para os 6º e 7º anos em diversas disciplinas dentro de sala de aula.
JOCA é o primeiro jornal do país criado especialmente para crianças e jovens. De acordo com a professora de ciências, Mirian Martinez, “traz uma linguagem muito acessível aos alunos, ao mesmo tempo que também traz uma diversidade de assuntos enorme, facilitando o trabalho em sala de aula com as matérias, como por exemplo a questão do meio ambiente e da vacinação, ou seja, para as aulas de Ciências, o Joca será fundamental como fonte de informação, pois será trabalhado nas tarefas como material de pesquisa”.
E não para por aí. Por se tratar de um material diversificado, o Jornal JOCA traz matérias em Portugês, Inglês e Espanhol, proporcionando uma abrangência completa a todas as disciplinas trabalhadas.
“Em Português, vamos utilizar o JOCA para trabalhar com os gêneros textuais de notícia e reportagem, no 6º e 7º anos respectivamente. Assim, conseguiremos trabalhar com os alunos sobre a elaboração e interpretação de texto, além de estimularmos o hábito de leitura diária. Por se tratar de um meio de comunicação vasto, o JOCA também possibilita a análise de outras formas de escritas que serão apresentadas em aula, como por exemplo os textos informativos, imagens, gráficos, entre outros”, comentou Lilia Maria Sgnolf, professora de Língua Portuguesa.
Apoiando a formação de pessoas reflexivas e atuantes na transformação da nossa sociedade, o JOCA apresenta uma infinidade de matérias atuais que, inclusive, já foram publicadas por outras mídias consagradas como Folha, TV Cultura e Fantástico.
“Como o jornal apresenta muitas matérias da atualidade, ele será fundamental para a matéria de Geografia, já que é algo que sempre trabalhamos em sala. Por exemplo, este mês, tivemos a feliz coincidência de termos como matéria de capa o tema da vacinação, o qual já abordamos com os alunos. Então, ele é um material que estará muito presente em nosso dia a dia, principalmente quando iniciarmos o nosso projeto interdisciplinar com a matéria de Português em que trabalharemos com o gênero reportagem”, explicou o professor de Geografia, Donizete Rosa.