RB Informa

Alunos do EF-7 apresentam peça de Shakespeare em projeto interdisciplinar de Língua Portuguesa e Teatro

Nos últimos meses, os alunos dos sétimos anos do Ensino Fundamental II desenvolveram, com a orientação dos professores de Língua Portuguesa e Teatro, Lilia Maria Sgnolf e Christian Nelson Schlosser, o Projeto Master: Sonho de Uma Noite de Verão, da peça de Shakespeare.

A atividade tinha como objetivo o desenvolvimento cênico da atividade teatral em língua portuguesa e o estudo do gênero textual texto dramático. De forma complementar ao livro didático, Lilia inseriu em suas aulas o desenvolvimento do texto dramático e de suas características por meio da leitura do livro Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare (Editora Moderna), e convidou o professor Christian para contribuir e ampliar a potência do aprendizado em teatro em todas as suas dimensões.

Nos primeiros encontros, os alunos se dividiram em grupos e começaram a reunir referências para o desenvolvimento da peça de cada um, pensando na estruturação do texto dramático, figurinos das personagens e estímulos complementares, como a sonoplastia, o cenário e a iluminação. A proposta era a de que os jovens recriassem e interpretassem a peça de Shakespeare a seu modo.

No decorrer dos meses, os alunos puderam se reunir durante as aulas para ensaiarem, desenvolverem as cenas e decorarem suas falas, com a orientação dos professores. Ao final do projeto, uma semana foi reservada apenas para as apresentações, com muita diversão e aplausos animados dos colegas.

Para os professores, “o fazer teatral possibilita a intensa troca de experiências entre os alunos e aprimora a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção.”

Confira os registros da atividade!

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo