RB Informa

Alunos do EF-7 apresentam peça de Shakespeare em projeto interdisciplinar

Os alunos dos sétimos anos do Ensino Fundamental Anos Finais leram, no mês de fevereiro, a versão adaptada do texto teatral Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, como parte do conteúdo das aulas de Língua Portuguesa. A partir do estudo do gênero dramático, os alunos desenvolveram, com a orientação das professoras de Língua Portuguesa Geovana Luzia dos Santos, Lilia Maria Sgnolf e Luciana Taraborelli e o professor de Teatro Christian Nelson Schlosser, o “Projeto Master Sonho: Sonho de Uma Noite de Verão”, cujo objetivo é o desenvolvimento cênico do gênero textual texto dramático

Para isso, nas aulas de Literatura, as professoras Geovana, Lilia e Luciana inseriram a leitura do texto teatral Sonho de Uma Noite de Verão, da Editora Moderna, e o estudo de suas características, e o professor Christian ampliou a potência do aprendizado do texto dramático, em todas as suas dimensões, trabalhando a estrutura cênica, que leva em conta a escolha do trecho a ser adaptado, a cenografia, a sonoplastia e o figurino. A proposta era a de que os jovens recriassem e interpretassem a peça de Shakespeare a seu modo. 

No primeiro encontro, os alunos se dividiram em grupos e escolheram o trecho do livro que seria encenado. Nas aulas seguintes, os estudantes iniciaram a adaptação do trecho selecionado, escolheram as personagens e seus figurinos, o cenário e a sonoplastia. Além disso, cada um assumiu uma tarefa específica na organização do ensaio – ensaiador, figurinista, cenógrafo e sonoplasta.

Os alunos puderam se reunir durante as aulas de Literatura e Produção de Texto para ensaiar e desenvolver as cenas e a interpretação das falas das personagens, tudo sob a orientação dos professores. Ao final do projeto, uma semana foi reservada apenas para as apresentações, com muita diversão e aplausos animados dos colegas.

Para a professora Lilia: “o fazer teatral possibilita a intensa troca de experiências entre os alunos e aprimora a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção. O Colégio se tornou um espaço onde vida e arte se entrelaçaram”. 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo