De 04 a 07 de setembro, os alunos do Ensino Médio do Colégio Rio Branco participaram de mais uma edição da FAMUN, a simulação da ONU promovida pela FACAMP (Faculdade de Campinas). A atividade contou com o incentivo e acompanhamento do professor de Geografia e Geopolítica, Bruno de Império Saneti. O tema debatido esse ano foi a Reforma da Carta das Nações Unidas, e esta é a terceira participação consecutiva dos alunos alunos do RB no evento.
A aluna do 3º ano do Ensino Médio, Maria Nascimento Pécora, que participa há 3 anos da simulação, relata:
“A FAMUN 2025 foi como um fechamento de ciclo para mim, ir com meus amigos uma última vez para debater emendas enquanto representamos países de todo o globo. Pretendo seguir carreira em direito, então as simulações que participei ao longo desses anos sempre foram uma boa oportunidade para conhecer recortes de novos temas ligados à comunidade internacional.”
A simulação, cujo nome vem de FACAMP Model United Nations, reúne estudantes do Ensino Médio e do Superior para representarem países e debaterem causas sociais com base em argumentação sólida e consistente.
Os temas tratados exigem conhecimentos de diferentes áreas do saber, desde geopolítica até matemática básica. Os alunos são estimulados a desenvolver habilidades de diplomacia, negociação e liderança, buscando soluções para problemas globais.
Além disso, a FAMUN é reconhecida internacionalmente por ser a única simulação no Brasil afiliada ao WIMUN (WFUNA International Model United Nations), o que assegura alto padrão de exigência acadêmica e veracidade das informações debatidas.
“A participação dos alunos é estimulante, pois, como é espontâneo, o engajamento, a vontade, o interesse e o comprometimento são sempre sensacionais. Para eles, é uma oportunidade de debater e, antes disso, se preparar para o confronto de ideias, que podem ser bastante antagônicas”, afirma o professor Bruno.
A participação na FAMUN proporcionou aos alunos uma experiência próxima da realidade de um debate diplomático, expandindo horizontes e colocando em prática as competências multidisciplinares desenvolvidas ao longo de sua trajetória escolar.













