RB Informa

Alunos do Fundamental I homenageiam as mães

Para homenagear as mães na data do último domingo (08/05), os alunos do Ensino Fundamental I prepararam mimos especiais pra presenteá-las e retribuir com gratidão o amor e o carinho que recebemos mesmo antes de nascer.

O 2º ano realizou uma culinária de bolacha de goiaba, que era acompanhada de um cartão com dois gêneros textuais trabalhados com a garotada: a receita e o diário contando como foi o dia para produção das bolachinhas. O 3º ano, ainda engajado na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, confeccionou um cartão em forma de vaso com sementes de Crotalária Juncea, um repelente natural de combate ao mosquito. As crianças refletiram sobre a relação entre os cuidados que as pequenas sementes necessitam para germinar e se tornar uma planta com os cuidados e o carinho da mamãe ou de quem cuida de nós.

O 4º ano elaborou um cartão com vales para presentear as mães, como um beijo, um abraço apertado, entre outros atos carinhosos. A inspiração para o presente veio de uma das propostas sugeridas pela autora Ruth Rocha no livro “Almanaque”, atual projeto literário das turmas. Para finalizar, o 5º ano fez uma série de lembrancinhas inspiradas pelo livro “O mundo inteiro” de Liz Garton Scanlon, e da crônica “Xixi na calça”, de Walcyr Carrasco: um poema com título “Minha mãe, meu mundo”, um cartão e um marcador de livros, que será decorado com a ajuda das mães.

As crianças se empenharam muito durante toda a semana que antecedeu essa data tão especial, e confeccionaram lindos presentes para suas mães. Maria Fernanda Rodrigues, do 2º A, comentou que entregou seu presente já na sexta-feira, ansiosa. “Minha mãe adorou e contou que a sua avó (minha bisa), fazia biscoitos parecidos. Ela guardou o cartão pra não perder a receita. Eu adorei fazer os biscoitos!”.

Confira mais depoimentos de alguns alunos que participaram das atividades.

Daniel Costa (2º B): “Entreguei o presente na sexta quando ela chegou do trabalho, não quis esperar. Ela ficou muito feliz, agradeceu e comemos os biscoitos juntos. Estava muito gostoso.”

Luan Ramos (2º C): “Eu e o papai preparamos um café da manhã para a mamãe e colocamos os biscoitos. Ela adorou e passou o dia agradecendo. Eu fiquei muito feliz!”

Melina Andreo (2º D) “Entreguei o presente na sexta, fiz na escola com muito amor e carinho. Minha mãe me disse ‘Obrigada, te amo Mel!’ No domingo a gente deu mais um presente. Eu gostei muito e ela ficou muito feliz.”

Matheus Uchiyama (2º E): “Eu dei o biscoito na sexta que era o aniversário dela. Foi presente de dia das mães e de aniversário. Minha mãe gostou muito e comi bebendo suco junto com ela. Sobrou dois que vamos comer vendo filme depois. Gostei de aprender a fazer os biscoitinhos”.

Maria Fernanda Reolon (2º F): “Eu achei interessante fazer o presente porque aprendi uma receita nova. Lá em casa minha mãe sempre faz um bolo ou biscoito também. Quando dei o presente ela falou obrigado e me abraçou. Gostei muito. No outro dia a gente fez junto a receita do cartão, só que colocamos canela. Ficou muito bom!”

Julia Samie (3º A): “Entreguei o presente para minha mãe no sábado, à noite. Ela falou que adorou o presente, e que gostou ainda mais da mensagem que escrevi para ela. Gostei muito de vê-la tão feliz.”

Lucas Begalli (3º B): “Quando entreguei, minha mãe perguntou o que era aquilo. Daí ela percebeu que era um arranjo de flor pintado, que tinha sementinhas e uma mensagem. Nossa, foi muito legal! Eu também disse que ela é a melhor mãe do mundo. Acho que ela gostou, na verdade, tenho certeza! Ela ficou muito feliz, e eu também.”

Kaila Secco (3º C): “Minha mãe se chama Andreia, ela gostou muito do meu presente. Mas, a parte que ela mais gostou, foi do meu desenho, pois me elogiou bastante. Ela ainda disse que estava bonito e feito com muito capricho. Dei um abraço e um beijo nela, e contei que eu fiz no colégio e que me dediquei bastante para ficar bem bonito. Ela me agradeceu.”

Milena Mello (3º D): “Fiz a entrega do presente no domingo de manhã, antes de irmos para a casa da minha avó. Ela ainda estava deitada quando entreguei, foi muito legal! Também expliquei que as sementinhas eram para serem plantadas, evitando assim que o mosquito causador de tantas doenças ficasse perto da nossa casa. Contei ainda que aprendi tudo isso em sala de aula. Ela gostou muito.”

Mariana Buratto (3º E): “Bem, depois que acabou a festa de aniversário, do sábado à noite em minha casa, chamei minha mãe e entreguei o presente. Nossa, minha mãe até chorou. Ela também me abraçou e recebi vários beijos. Acho que gostou muito do presente, pois ela adora plantas. Lá em casa é recheado de tantas plantinhas. Ela gosta de cuidar delas, e cuida com muito carinho!”

Paola Conde (3º F): “Então, estava quase chegando a hora do almoço, mas como era surpresa, escondi o presente comigo e esperei a hora certa. Ela estava ansiosa, porque estava pensando que eu havia esquecido o presente no colégio. E, quando eu entreguei, ela ficou muito feliz e correu para plantar as sementinhas. Eu também ajudei a plantar. Foi ótimo!”

Letícia Fochi Juliani (4º A): “Eu entreguei o presente na sexta-feira mesmo porque não consigo esconder as coisas da minha mãe. Ela pegou e disse que estava lindo. Achou ‘os vales’ o mais legal de tudo, eu já fiz todos com ela: café na cama, andar de bicicleta, um beijo e um abraço. Minha mãe mandou fazer uma capa para o celular com as fotos dos presentes que eu e meu irmão fizemos no colégio. Ela adorou e eu também!”

Felipe Sperling Cannavan (4º B): “Quando eu entreguei para ela, ela abriu e leu o cartão e depois os vales. Gostou muito dos vales e eu já fiz um, que era um marcador de livros. Minha mãe se emocionou quando leu a mensagem e meu deu um abraço.”

Enrique Viégas Fernandes (4º C): “Entreguei na sexta-feira, minha mãe ficou feliz e eu dei um beijo e um abraço nela. Ela abriu e adorou, já está usando o marcador de páginas e ainda não tivemos tempo de fazer os vales. Mas iremos.”

Ana Elisa Cicilini Teixeira (4º D): “Eu acordei antes da minha mãe no domingo. Assim que ela acordou entreguei os presentes, ela abriu um por um e tirou fotos para postar no Facebook. Achou incrível o marcador de páginas e os vales. Já fizemos todos os vales: brincadeira, piquenique, beijo e abraço. Foi muito legal!”

Julia Pires (5º A): “Eu estava ansiosa para entregar para minha mãe, pois desde que fiz, planejei fazer uma surpresa e dar a ela só domingo. Ela quase viu na minha bolsa no sábado, mas consegui disfarçar e ela não viu. Consegui entregar no domingo de manhã o cartão, o marca páginas e um presente que comprei junto com meu pai, bem significativo. Ela ficou tão feliz! Tenho certeza que ela guardará com muito carinho!”

Caio Moreira (5º B): “Eu gostei de fazer o cartão, porque fiz com materiais de casa que meu pai me ajudou a juntar. Minha mãe nem imaginava nada disso. Eu fiquei muito ansioso para entregar para ela. Ela gostou demais quando recebeu, principalmente do poema que estava no cartão. Ela sempre guarda o que dou a ela, e tenho certeza que dessa vez não será diferente.”

Lucca Nogueira (5º C): “Fiz o cartão na classe e o marca páginas só montei em casa, porém no sábado ela me ajudou a cortar o material, sem saber para que era, pois eu disse que era para uma lição de Matemática. Quando eu entreguei os presentes no domingo, ela entendeu tudo. Ela ficou surpresa e muito feliz! Eu gostei muito de ter feito os presentes.”

Melissa Ayumi Inoue (5º D): “Foi legal fazer o cartão em sala, mas também fiz outro com meu pai e irmã. Entreguei no domingo logo pela manhã. Ela ficou muitíssimo feliz e gostou do marca páginas. As palavras que escolhemos definem, com toda certeza, o amor que sentimos uma pela outra.”

Stella Cattuzo Bandeira (5º E): “Gostei muito de fazer o cartão, e principalmente, o poema. Na hora de entregar, escolhi um momento em que ela estava desprevenida. Ela estava assistindo filme e eu dei o cartão a ela. Ela achou muito lindo! Sei que ela guardará com muito carinho.”

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo