RB Informa

Alunos do Infantil 4 realizam exposição sobre diferentes tipos de sementes

A partir de uma atividade do Projeto Ciranda, cujo o tema foi “O que é, o que é – O tesouro oculto que se encontra dentro da maçã e que tem o poder de fazer crescer uma macieira”, a turma do Infantil 4 iniciou uma série de descobertas sobre o universo das sementes. A professora Thaís Folster propôs aos alunos que fizessem uma busca por sementes, junto de suas famílias, e que trouxessem para a escola. A atividade foi um sucesso. Foram trazidas para o Colégio muitas sementes de diferentes tipos, nomes, tamanhos, texturas, cores e cheiros. 

A aluna Manuela Riani e sua família impressionaram a turma ao coletarem mais de 45 tipos de sementes diferentes. Daí surgiu a ideia de expor todo o material para ampliar o conhecimento e transmiti-lo para mais pessoas. 

Eu e meu marido sempre estimulamos que a Manuela tenha contato com a natureza. Quando recebemos o bilhete da Professora Thaís sobre a atividade, achamos uma excelente oportunidade para que a Manu aprendesse um pouco mais sobre a função das sementes e a diversidade de métodos de dispersão! Pegamos sementes das nossas plantas, em nosso condomínio, local de trabalho. Também contamos com a contribuição de parentes e amigos, que ajudaram a coletar e a nos mostrar o tamanho da diversidade de espécies de plantas que temos no nosso meio ambiente! No final, foi uma grande diversão e um aprendizado para toda a família”, relatou Carla Riani, mãe da aluna Manuela.


A atividade despertou nos alunos envolvimento e curiosidades sobre o tema:


Tia Thaís, não é verdade que se a gente plantar uma semente, cresce uma árvore? Por exemplo: uma semente de maçã, nasce uma árvore de maçã. Uma semente de flor, nasce uma árvore de flor. Ah, mas também precisa de água e sol para a árvore nascer e crescer.” – Nicolas Bedani.


“Eu quero falar o nome de algumas sementes diferentes que a minha amiga Manu trouxe:

  • Escova de macaco
  • Pata de vaca
  • Girassol pelado
  • Urucum – é a sementinha que o índio usa para se pintar, porque na floresta não tem mercado pra eles comprarem tinta.” – Giovanna Gaiba.

 

Veja a seguir os registros da exposição:

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo