Os alunos do Programa Cambridge International – Jornada Science receberam a visita de professores do currículo regular a convite da professora da turma, Mariana Nardini, com o objetivo de interseccionar as discussões de ciências e linguagem em um projeto de letramento científico.
As discussões tiveram início a partir do filme “The Arrival”, que serviu como base para que os alunos se aprofundassem no tema e desenvolvessem, em grupos, apresentações sobre a importância da linguagem na compreensão do mundo, especialmente em relação à Ciência e à Matemática, envolvendo códigos e equações.
Os professores do currículo regular foram convidados a participar de uma aula com roda de conversa sobre a linguagem em suas respectivas áreas. Pedro Buscaratti, técnico do laboratório de ciências, apresentou a química, abordando os símbolos da alquimia como representação inicial dos elementos químicos, que posteriormente foram padronizados na tabela periódica. Ele destacou a importância de uma organização universal para que a ciência possa ser discutida internacionalmente.
Rodolfo Cruz, professor de física, enfrentou o desafio de explicar a Teoria da Relatividade, transformando um assunto complexo em uma abordagem lúdica e acessível. Ele demonstrou que a compreensão da linguagem científica e suas especificidades nos ajuda a entender leis e teorias, assim como o mundo ao nosso redor.Por fim, Vinícius Perin, professor de português, trouxe o repertório acadêmico necessário para que os alunos pudessem analisar o filme a partir do conceito de linguagem, pensamento e aquisição, com o questionamento “Como é o processo de adquirir uma nova língua?”, explorando o conceito de língua como um “instrumento de poder” e de emancipação.