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Alunos do RB aparecem em cartas dos leitores de edições recentes do Jornal Joca

As aulas de redação, nos sétimos anos do Ensino Fundamental Anos Finais, sobre o gênero textual carta de leitor, foram além do estudo das características estruturais, uma vez que cumpriram, na prática, a função social do gênero: a produção de cartas de leitor para o envio ao Jornal Joca e compartilhamento da opinião do leitor do jornal. 

O início do projeto de produção contou com a participação da professora substituta de Português, Andreza, que apresentou aos alunos alguns exemplos de cartas de leitor do Joca. Juntos, eles fizeram a leitura desses textos e levantaram os elementos essenciais do texto argumentativo presentes nas cartas analisadas. 

Após o primeiro contato com as cartas de leitor e a sistematização das características do gênero textual, os alunos assumiram o protagonismo no processo de escrita e elaboração de suas cartas. Nas aulas de Produção de Texto, sob a orientação das professoras Lilia e Luciana, cada estudante selecionou uma notícia ou uma reportagem do jornal e discutiu com o(a) colega a respeito do texto escolhido, expondo seu ponto de vista e trazendo argumentos para sustentar sua opinião. 

Por fim, os estudantes puderam optar por escrever a carta em dupla ou individualmente, seguindo as orientações, e enviaram o texto ao jornal, cumprindo, assim, a função social do gênero argumentativo – a de se posicionar de maneira crítica a respeito de um assunto atual e relevante socialmente. 

Algumas cartas de leitor dos alunos do 7º ano foram publicadas pelo Joca, o que trouxe grande alegria aos alunos e professores participantes do projeto, como relata a professora Lilia: “os objetivos principais do gênero foram cumpridos: o posicionamento e o compartilhamento de uma opinião com os leitores do jornal, como expressão de cidadania e protagonismo por meio da leitura e da escrita”. Confira as publicações abaixo!

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