RB Informa

Alunos do RB participam da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

A ONHB 2022 começou!

Nossos alunos do Ensino Fundamental II e Médio já partiram para a 3ª fase da ONHB, Olimpíada Nacional em História do Brasil, um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas que busca, a partir de atividades de leitura, escrita, debate e reflexão, potencializar a aprendizagem em ambientes digitais e, principalmente, as interações entre alunos e professores, estimulando-os a descobrir novas formas de aprendizagem de história e a atuar na construção de seu conhecimento.

As seis primeiras fases da ONHB são realizadas no formato on-line, com duração de uma semana cada, compostas por questões e tarefas diversas, sendo somente a última fase presencial.

Neste ano, nosso Colégio conta com 10 equipes inscritas, auxiliadas pelo professor de História, Gustavo Aguiar, que são constituídas por alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio, alguns participando pela primeira vez, outros competindo já pela quarta ou quinta vez.

Beatriz Pierre Fernandes, do 3M2, Elisa de Pierro e Gabriela Nina, do 3M1, participam da Olimpíada desde 2019, sempre motivadas para chegarem à última fase. 

“Eu gosto da estrutura que a Olimpíada acontece, em equipe, e as questões não são questões que basta você saber o conteúdo, elas são interdisciplinares e exigem uma análise, pesquisa e discussão. Acho que isso agrega muito na formação, porque você acaba podendo ver outras perspectivas do mesmo assunto.”, comenta Beatriz.

Para Elisa, “A primeira fase é a mais fácil, mas, a partir da terceira, as questões se tornam mais complicadas, porque são tarefas em que você tem que transcrever e analisar documentos originais. Até hoje, nós conseguimos chegar só até a terceira fase, e queremos muito avançar até a última.”

Estamos na torcida!

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo