No início de maio, os alunos do RB+5T tiveram a oportunidade de aprender sobre a cidade de São Gabriel da Cachoeira, localizada no estado do Amazonas, Região Norte do Brasil. O município é o segundo com maior concentração de indígenas do país, conforme indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A aula foi ministrada pela estagiária que acompanha a turma, Shirlene Ferreira Luciano, nascida em São Gabriel.
Por meio de vídeos e relatos, a estudante de pedagogia, que é das etnias Tukano e Baniwa, apresentou para os estudantes as lindas paisagens de São Gabriel e falou sobre as práticas culturais e costumes dos povos originários, ressaltando, também, os processos de luta e resistência sofridos por eles.
Além do português como língua oficial, São Gabriel tem três idiomas indígenas como co-oficiais: o nheengatu, o tukano e o baniwa. Shirlene apresentou à turma algumas palavras nos idiomas tukano e nheengatu.
No fim da aula, os alunos tiveram contato com objetos da cultura indígena, entre eles vestimentas e instrumentos musicais.
Há um ano vivendo em Campinas, Shirlene fala da importância de trabalhar esse tema em sala de aula: “passar um pouco sobre o que é ser indígena em um território que eu não estou acostumada tem um peso maior, porque eu preciso falar sobre minha identidade, eu preciso falar sobre o apagamento, porque a gente sabe que foram 500 anos de apagamento, que todo mundo precisa saber o que aconteceu com a gente. Poder falar com eles sobre isso é importante para que eles tenham respeito pelos povos originários, porque a sociedade é muito preconceituosa e ainda acha que o padrão da sociedade deve ser o branco, mas é preciso incluir indigenas, negros. É importante mostrar para eles que estamos aqui e precisamos estar em sintonia com a humanidade.” Shirlene complementa: “gostei bastante que eles se interessaram pelo tema, porque eu não imaginava que eu iria dar uma aula sobre a minha cultura, sobre os povos do Amazonas, então eu fiquei encantada quando eles quiseram esse tema e foi gratificante passar para eles esse conhecimento”.
Confira os registros da atividade:
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