Visando dar continuidade ao projeto “Diversidade na área de STEM: como a diversidade e a igualdade são importantes para o campo da Ciência?”, no dia 24 de outubro, os alunos do Programa RB Currículo Internacional – Jornada Science participaram de um encontro com as professoras e pesquisadoras Dra. Juliana Freitag Borin e Dra. Sílvia Amélia Bim.
Na oportunidade, as pesquisadoras compartilharam suas histórias e trouxeram reflexões enriquecedoras sobre as pesquisas que desenvolvem, suas carreiras e, principalmente, sobre a representatividade feminina e de diferentes comunidades na área de STEM.
Juliana é professora no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas. É chefe do Departamento de Sistemas de Computação do IC-Unicamp, coordenadora da Câmara Técnica de Gestão de Campus Inteligente da Unicamp e do Programa de Projetos Estudantis Espontâneos da Unicamp.
Sílvia é Professora Associada do Departamento Acadêmico de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba (UTFPR-CT). Autora dos livros infanto-juvenis “A vida de Ada Lovelace” (2018, editora SBC, edição esgotada), “Ada Lovelace: a condessa curiosa” (2019, editora InVerso) e “Alan Turing: suas máquinas e seus segredos” (2022, editora Blucher).
Sobre o projeto
O projeto “Diversidade na área de STEM: como a diversidade e a igualdade são importantes para o campo da Ciência?” foi iniciado na Feira Científico-Cultural 2023, dentro dos tópicos 5 e 10 – ”Igualdade de Gênero” e ”Redução de Desigualdades” – dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU’.
Como resultado, os alunos elaboraram um site com informações e discussões importantes sobre três comunidades que, na história da área de STEM, não foram proporcionalmente representadas à suas ocorrências na população geral: mulheres, pessoas pretas/pardas e membros da comunidade LGBTQIA+.
Além disso, criaram um podcast em que entrevistaram professores do Colégio para conversar sobre o tema.
Link do site – versão português