RB Informa

Alunos produzem HQs inspirados no livro “Volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne

Um dos livros trabalhados nas aulas de Português com as turmas do EF-6, neste segundo trimestre, foi o “Volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne (versão em quadrinhos). Nele, o protagonista, Sr. Phileas Fogg, percorre o mundo e conhece diferentes lugares e realidades.

O trabalho ocorreu de forma interdisciplinar, com contribuições importantes que culminaram na realização do “Projeto Volta ao Mundo” dos 6ºs anos do EFII.

Nas aulas de Português, os alunos estudaram o gênero HQ, orientados pelas professoras de língua portuguesa, Marta Ricci e Luciana Taraborelli. Em seguida, elaboraram, produções (nas versões digital e escrita) das HQs, sob o olhar de uma nova versão dessa “volta ao mundo”. Sob a orientação do Prof. de Português, Vinicius Perin, os alunos usaram o site Canva para a produção das HQs, com recursos específicos da ferramenta. 

Nos estudos de Geografia, orientados pelo Prof. Donizete Rosa, os alunos elaboraram um roteiro de viagem, com 08 capitais do Hemisfério Sul, sugeridas para serem visitadas e exploradas pelas personagens criadas nas HQs. Para tanto, os alunos pesquisaram aspectos diversos, como costumes e culturas da região estudada por cada grupo. 

O trabalho teve também a participação das Profªs de Matemática, Neusa Ferraz e Ana Carolina Paschoalin, que, a partir do roteiro de viagem proposto para a produção das HQs, incentivaram a pesquisa e resoluções de cálculos, como número de habitantes dos locais visitados, moeda local, visitantes, etc.

Confira os registros desse processo:

 

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Comunicados

Programa “Monitora Campinas”

Prezadas famílias, O Colégio Rio Branco Campinas iniciou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e, a partir de agora, passa a integrar, de forma colaborativa, o programa “Monitora Campinas”….

LEIA MAIS