RB Informa

Alunos, professores e funcionários do RB participam de atividades sobre Inteligência Artificial (IA)

No dia 24 de agosto, recebemos em nosso Colégio o professor e Coordenador de Inovação da Inicie Educação Kadu Braga, que conversou com nossos alunos, professores e funcionários sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) em intersecção com a Educação.

Assim como em diversas áreas, o cenário educacional também sofre mudanças conforme os avanços tecnológicos acontecem em nossa sociedade. A Inteligência Artificial (IA) vem ganhando cada vez mais espaço e, portanto, deverá ser incorporada também ao ambiente educacional. Por isso, é de extrema importância saber interagir com as novas ferramentas para usufruir o melhor de suas potencialidades e, assim, criar novas experiências de aprendizagem.


Ao longo do dia, Kadu desenvolveu duas atividades com nossa equipe. Durante a tarde, alguns membros da equipe pedagógica como professores, coordenadores, orientadores e direção participaram da oficina “Seleção e Curadoria de IAs”, em que puderam explorar aplicativos que utilizam  Inteligências Artificiais voltados para a área educacional, com o objetivo de otimizar rotinas, resultados e gestão de tempo.

No período da noite, o professor ministrou a palestra “IA e Educação: rumo ao futuro inteligente”. Nela foram discutidos temas como a personalização do ensino, a importância da análise criteriosa de dados educacionais e um destaque para o papel fundamental dos educadores nessa jornada, bem como a importância de manter a ética como guia nesse cenário em constante evolução.

Pela manhã, Kadu também conversou com nossos alunos do primeiro ano do ensino médio, na palestra “IA na Educação: transformação e letramento digital”, em que estimulou os estudantes a pensarem sobre a utilização das IAs em um futuro cada vez mais digital, além questões éticas envolvendo o uso das IAs.

Em todas essas atividades, Kadu destacou que esses novos recursos de pesquisa e aquisição de conhecimento não tornarão a figura do professor substituível; ao contrário, surgem com um grande potencial de facilitar dinâmicas e experiências de aprendizagem. Por isso, o letramento e domínio desses recursos se tornam um diferencial para aqueles que os detém.

Confira os registros das atividades:

Wordpress Photo Gallery

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo