RB Informa

Alunos recebem medalhas da Canguru de Matemática

Os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram um ótimo desempenho na edição de 2016 da Olimpíada Canguru de Matemática, totalizando 24 medalhas na competição. A prova, que aconteceu no dia 17 de março, foi aplicada pelos professores do colégio e abordava conceitos de raciocínio lógico. Os gabaritos foram enviados posteriormente para o organização do evento e o resultado das avaliações dos alunos foi comemorado pela equipe pedagógica do Rio Branco. “O bom desempenho dos nossos alunos na Olimpíada Canguru de Matemática é consequência de um trabalho bem feito, do estímulo da equipe de professores, e especialmente do interesse e iniciativa dos alunos, que aceitaram o desafio e mostraram que podem ser sempre melhores em tudo que fazem”, elogia Cintia Capelatto, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II.

A iniciativa de participar da Olimpíada Canguru de Matemática partiu da equipe de professores da disciplina, pois seu formato encoraja todos a participarem, incentivando o aprendizado e a resolução de desafios. A professora de matemática do Fundamental II, Ketrine Domingues Salvador, conta que essa foi a primeira inscrição oficial da escola na Olimpíada Canguru de Matemática, pois nos anos anteriores a prova era aplicada somente internamente, como um simulado. “Acreditamos que a Canguru aborda conceitos mais parecidos com a nossa proposta pedagógica de matemática no colégio, por isso que a escolhemos para inscrever nossos alunos. O mecanismo de pontuação dessa prova também é diferente, somando pontos com os acertos, e subtraindo pontos a cada erro, desestimulando, assim, o famoso ‘chute’, para que o aluno só assinale o que ele tem certeza”, explica a professora.

Ela ainda conta que cada professor de matemática ficou responsável por uma sala e realizou as inscrições dos interessados em participar da prova, além de esclarecer dúvidas que os alunos traziam em sala de aula. Após essa etapa, foram realizadas algumas oficinas preparatórias no contra-período escolar com as professoras substitutas de matemática, Michele Santos e Maria Silvia Castro, que trabalharam exercícios específicos e simulados de outras edições da olimpíada. “Pretendemos continuar com oficinas de matemática ao longo do ano, desvinculando do conteúdo de sala de aula, para que os alunos que gostam da matéria possam participar e ampliar seus conhecimentos de maneira mais fácil e descompromissada”, afirma Ketrine.

A coordenadora Cintia ressalta a importância das Olimpíadas Acadêmicas na formação escolar, proporcionando o aumento da autoconfiança dos alunos, além de ser uma oportunidade excelente de estimulá-los e motivá-los a estudar e compreender melhor uma disciplina.

A premiação acontecerá no mês de junho, no Colégio Rio Branco.

OLIMPÍADA CANGURU DE MATEMÁTICA 2016
MEDALHISTAS

OURO

Daniel Castro Leite Reis 6º ANO D
Fernando do Anjos Domingues 8º ANO D
Gabriel Luiz Adrião Portela de Oliveira 8º ANO D
Gustavo Sanches Guaragna 2º ANO EM A

PRATA

Yara Ribeiro de Brito 6º ANO B
Lucas Cardoso Marcos 6º ANO D
Gustavo Waki Teles 6º ANO D
Danilo Antonio Marques Pereira 6º ANO C
Larissa dos Anjos Gregório 6º ANO C
Cainã Capellato Paim 7º ANO A
Dimitri Danial Allan Leskow 7º ANO B
Theo Trainotti Freire 7º ANO A
Larissa Garcia Olivo 7º ANO E
Helena Massuda Garcia 9º ANO A

BRONZE

Rafael Carvalho Cordeiro 6º ANO A
Lucca Germani de Carvalho 6º ANO D
Laura Zagari Castro 7º ANO B
Heitor Almeida de Freitas 7º ANO C
Davi T. Carmona 8º ANO D
Felipe Golitz Jofre 8º ANO D
Gustavo Alonso Gon 8º ANO D
Linus Ruiz 8º ANO C
João Pedro de Marchi Oliveira 9º ANO C
Joel B. Brisola 2º ANO EM B

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo