Nas primeiras semanas do mês de março, a professora de inglês Laís Farah propôs para as turmas do sexto ano uma atividade interdisciplinar envolvendo o Jornal Joca. Laís trabalhou com os alunos a matéria “Did you know that…Fans and air-conditioning” – Level 3, da edição de 9 de fevereiro de 2024, que fala sobre a invenção do ar-condicionado, seu uso e curiosidades a respeito do aparelho.
Sobre a proposta, Laís contou que, como o Joca tem uma seção em inglês e em espanhol, ela fica sempre atenta para quando sai uma matéria que esteja dentro do nível de aprendizagem dos alunos, cujo assunto possa ser trabalhado em sala. Assim, ao se deparar com a matéria sobre o ar-condicionado, a professora verificou nos planejamentos das aulas de ciências que os alunos estudariam temas correlatos na disciplina e, portanto, seria interessante abordar a matéria do Joca na aula de inglês: “Eles estudam sobre o clima, sobre a terra, sobre energia. Então, fiz um casamento, tentando instigar a curiosidade deles sobre o que eles ainda vão estudar em ciências”, contou Laís, e acrescentou: “o texto está em inglês e eu acho que ciências casa muito com o inglês, porque muito da produção científica sai publicada em inglês, e, às vezes, é difícil achar um texto científico que se adeque à linguagem do sexto ano, por exemplo, e o Joca fez isso”.
A atividade incluiu a leitura do texto publicado pelo Jornal Joca, seguida da exposição de como ele se conecta com o estudo das ciências. Os alunos levaram para casa um questionário para ser respondido através de observações do ambiente em que vivem e a utilização de ar-condicionado. Passado o período de observação, os alunos voltaram a discutir, em grupo, questões que envolvem como o uso de ar-condicionado impacta a sociedade e o meio ambiente, entre outras.
A aula interdisciplinar unindo os estudos de inglês e ciências agradou aos alunos, e as observações feitas por eles renderam boas discussões em sala. Conversamos com os alunos para saber o que acharam da atividade. Sobre utilizarem o Jornal Joca na aula de inglês, os alunos comentam o que pensam sobre o Jornal:
Beatriz Becker (6M2): “Eu leio bastante o Joca. Eu gosto, eu acho bem interessante! Eles fazerem um jornal especificamente para as crianças, é bem legal isso.”
Leonardo Braga (6M3): “Eu acho ele interessante porque o público-alvo dele é diferente dos outros jornais. E tem umas matérias legais lá.”
Caetano Souza (6M3): “A minha opinião é que o Jornal Joca é muito legal, porque é o único jornal de criança que tem notícia interessante. Eu vejo qualquer notícia de Joca, eu me interesso. Eu gosto do Joca.”
Sobre o hábito de se informar por meio da mídia jornalística, as alunas comentam sobre suas preferências:
Alice Muçouça (6M1): “O jornal tem várias coisas em um só lugar. Tem várias notícias sobre o mundo. Na internet, às vezes, você acha uma notícia curta, sem muita informação e, diferente do jornal, você tem que procurar, às vezes você até acha por acaso, mas o jornal traz muito mais variedade de notícias.”
Beatriz Seixas (6M1): “Eu acho que o jornal é bem importante para entender mais sobre o que está acontecendo no mundo porque tem mais informações sobre os assuntos. Às vezes, na internet, o que as pessoas escrevem nas redes sociais não é totalmente confiável. O jornal é mais confiável.”
Beatriz Becker (6M2): “Eu acho que é melhor se informar pelo jornal. Eu prefiro ler o físico porque, assim, a gente não fica tanto na tela, a leitura é mais interessante também.”
Bianca Ciotti (6M1): “Eu acho bastante interessante o Jornal Joca também. Eu prefiro também ler o Jornal Joca porque eu prefiro pegar ele manualmente, eu me concentro mais, porque, às vezes, assistindo ao jornal na TV, eu fico reparando nas pessoas, perco mais fácil a concentração.”
Sobre a proposta da atividade interdisciplinar envolvendo inglês e ciências, os alunos contam suas impressões:
Mariana Mayumi (6M1): “Eu acho muito interessante, porque ciências é um tópico que eu gosto e inglês também. Eu gosto muito de inglês. Então fica divertido de trabalhar duas coisas que eu gosto, eu acho muito legal.”
Caetano Souza (6M3): “Ah, eu acho top, porque a gente aprende ciências e inglês, e o Joca é legal, né?! Então vai ser legal essa aula. Eu acho mais interessante do que em português, que é sempre a mesma coisa. Seria muito mais legal fazer em inglês, uma coisa diferente assim, eu acho legal.”
Bianca Ciotti (6M1): “Eu acho que essa atividade vai ajudar a gente na aula de ciências porque, além de aprender outros idiomas, a gente foca mais por ser uma coisa nova e porque é bem divertido mesmo juntar coisas que gostamos.”
Nina Catalão (6M2): “E eu acho muito legal, porque, geralmente, a gente não tem aula estudando duas matérias ao mesmo tempo. A gente estuda duas coisas juntas e, às vezes, nem percebe que está aprendendo.”
Gabriela Gross (6M3): “E além do mais, a gente aprende vocabulário em inglês que a gente usa em português. Assim, fica mais fácil conversar, se algum dia a gente for viajar para o exterior, fica mais fácil porque a gente já sabe um vocabulário diversificado.”
Confira os registros da atividade: