No encontro do dia 19 de fevereiro com a equipe RB, a professora Dra. Flávia Vivaldi trouxe o conceito de “aprendizagem visível”, destacando a importância de tornar o processo de ensino explícito para alunos e professores. Durante a palestra, foram apresentadas, como estratégias práticas de ensino, rubricas de avaliação e rotinas de pensamento, ferramentas essenciais para aprimorar a construção do conhecimento em sala de aula.
A aprendizagem visível busca tornar os processos cognitivos e metacognitivos dos estudantes mais precisos e acessíveis. Para isso, os professores devem adotar estratégias que incentivem a autorreflexão e a avaliação contínua. Flávia enfatizou os “10 princípios da aprendizagem visível”, que incluem a autoavaliação do impacto do professor na aprendizagem, a importância do feedback e o desafio constante aos alunos para que superem suas próprias expectativas.
As rubricas foram apresentadas como ferramentas fundamentais para orientar e avaliar o desempenho dos alunos. Elas permitem uma análise objetiva das atividades, definindo critérios objetivos para cada nível de desempenho. No modelo proposto, os níveis vão desde “o que está ruim e acontece” até “atingiu o esperado”, garantindo uma progressão contínua no aprendizado.
Os participantes tiveram a oportunidade de registrar exemplos de rubricas no Padlet, plataforma digital utilizada para compartilhar materiais e promover a interação entre educadores.
As rubricas e rotinas de pensamento são instrumentos valiosos para professores que desejam potencializar o ensino e tornar o aprendizado mais significativo. O encontro foi um convite para a transformação da prática docente, garantindo que a aprendizagem vá além da memorização e se torne um processo visível e engajador.




























