As aulas presenciais foram suspensas. E agora?

A necessidade de suspender as aulas presenciais trouxe um novo desafio para a área da educação: como encontrar uma solução para manter o contato com os alunos e o trabalho pedagógico? Os recursos tecnológicos estão sendo, mais do que nunca, nossos aliados estratégicos para dar continuidade ao planejamento pedagógico deste ano, diante das medidas tomadas para conter a pandemia do coronavírus.

Antes mesmo das decisões dos órgãos governamentais, nossas equipes uniram forças e elaboraram um plano de ação emergencial para a realização das aulas virtuais, explorando as ferramentas online que o Colégio adota há cinco anos. “Nossa parceria com o Google For Education, em 2016, nos deu suporte e bagagem para encontrar uma solução adequada para este momento. Toda capacitação que proporcionamos à equipe ao longo dos anos e o engajamento de cada professor e funcionário é o nosso grande diferencial”, destaca Prof. José Admir Moreli,  diretor pedagógico do Colégio Rio Branco.

A estratégia adotada pelo Colégio seguiu duas premissas: o acolhimento e a manutenção das atividades acadêmicas. A primeira é a mais importante, pois precisamos amparar emocionalmente nossos alunos diante da sensação de medo e solidão que essa situação desencadeia. “Sem a possibilidade de realizarmos aulas presenciais, entendemos que esse trabalho virtual torna-se o meio mais adequado no momento para mantermos o contato e o vínculo dos professores com os alunos. Vamos aproveitar a tecnologia para não nos distanciarmos”, reforça o diretor.

Já a segunda premissa, de manter uma atividade acadêmica neste período, tem o objetivo de usufruir dessa disponibilidade de tempo dos alunos para estudar e aprender. “A finalidade é dar continuidade à rotina diária de estudos em um ambiente diferente, mas que também é favorável à aprendizagem e à convivência, sem sobrecarregar os alunos com conteúdos, avaliações ou notas ”, esclarece Moreli.

Cada segmento de ensino, do Infantil, com crianças a partir de 2 anos, ao Ensino Médio, com jovens prestes a ingressar na vida universitária, planejou uma série de atividades on line para desenvolver com seus alunos e não perder o vínculo educacional e afetivo.

Para os alunos da Educação Infantil e 1º ano, os professores estão postando, no Google Site de suas respectivas turmas, vídeos e atividades que foram adaptadas para esse novo contexto, levando em consideração que serão trabalhadas pelos pais e cuidadores com uma visão e experiência diferentes do professor. O objetivo é que a programação possa ser desenvolvida, aproveitando esse momento de reclusão para fortalecer os laços e vivenciar momentos divertidos em família.

Diariamente, os alunos do 2º e 3º anos acompanham os vídeos e atividades propostas pelas professoras no Google Site das turmas, e os de 4º e 5º anos na ferramenta Google Sala de Aula (Classroom). Semanalmente, eles terão uma aula em tempo real, utilizando a ferramenta Google Meet. “Para que a rotina proposta pela equipe pedagógica aconteça da melhor forma, estamos contando com o apoio das famílias, acompanhando e auxiliando os filhos durante as atividades. Essa parceria é fundamental”, comenta.

No Ensino Fundamental II e Médio, as aulas virtuais acontecem diariamente, em horário especial, por meio de encontros on-line realizados no Google Meet. Os professores utilizam a plataforma do Google Sala de Aula para postar os conteúdos e atividades e ministram as aulas por videoconferências, abrindo espaço para perguntas. Os plantões de dúvidas e as aulas extracurriculares de alemão, espanhol e SAT (exame americano para acesso às universidades dos EUA, semelhante ao ENEM) também estão sendo realizadas neste modelo.

De acordo com o Diretor Pedagógico, o retorno da comunidade escolar está sendo bastante positivo: “ainda estamos no início dessa trajetória, nos adaptando ao modelo de aula exclusivamente virtual, ajustando e promovendo melhorias, mas estamos contentes com os resultados e feedbacks que temos recebido dos alunos, das famílias e da equipe. Não esperávamos ter que chegar à situação atual, mas nos sentimos preparados para apresentar uma solução satisfatória para nossa comunidade em um espaço ínfimo de tempo.  A equipe está trabalhando muito mais do que o normal para conseguir fazer frente às novas demandas. Só temos a agradecer aos profissionais do Rio Branco e a comunidade nesse esforço conjunto para responder de forma positiva a esse desafio”.

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa

RB em Casa – EFII

Com o principal propósito de verificar o que cada aluno faz, efetivamente, a favor do seu ambiente - "atitudes verdes" e sustenta...

Leia Mais