RB Informa

Aula temática: “Monstruário”

A aula temática de Português para os alunos do 9º ano do EFII e do 1º ano do EM, realizada no dia 06 de março, trouxe uma experiência única e em primeira mão. Com a presença dos autores Lucas Oda e Mario Cau, os alunos puderam conhecer e adentrar no mundo das histórias em quadrinho (HQs) por meio do livro “Monstruário” – projeto premiado na categoria de Melhor Desenhista do 34º Troféu Angelo Agostini 2018 e vencedor do ProAc 2016.

“Monstruário” conta a história da protagonista Lucia, uma funcionária pública, que leva uma vida burocrática digitalizando fichas antigas, mas essas estão longe de serem fichas comuns. No mundo em que se passa a narrativa, todos os cidadãos, quando chegam aos sete anos de idade, têm de comparecer a uma repartição do governo para escolher o seu monstro, selecionado dos Mostruários oficiais, institucionalizando o medo fundamental de sua vida. Porém, num certo dia, Lucia se depara com uma ficha  com o campo de monstro em branco: se tratava de alguém sem monstro, alguém sem medo. Perante tal descoberta, Lucia não admite a existência de uma pessoa sem medo e começa sua jornada em busca de respostas para o caso.

Pensando na aproximação dos alunos com o tema, a palestra abordou desde a concepção da história até as etapas de produção, organização e finalização da obra, explicando procedimentos como storyboard e colorização dos quadrinhos. “Essa é uma aula com a finalidade de mostrar todo o processo de produção de roteiros, para que os alunos consigam ver a aplicação na prática, de conhecerem uma produção publicada, mostrando que eles podem produzir o próprio texto e começar a investir nisso, inclusive aqueles que possuem pretensões artísticas”, explicou o professor Lucas Oda.

A participação do alunos movimentou a dinâmica da palestra.”Hoje, com a internet, temos a possibilidade de ter uma certa aproximação com as pessoas e facilidade de acabar solucionando uma ou outra dúvida sobre determinado tema, mas ainda há uma certa distância entre o artista e seu público, principalmente quando se trata de um estudante. Então, ter a oportunidade de estarmos todos no mesmo ambiente mostrando e conversando sobre todo o processo criativo para desmistificar tanto a construção da obra quanto a personalidade de quem faz é muito gratificante, começamos como uma palestra, mas transformamos em um gostoso bate-papo”, comentou o desenhista Mario Cau.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo