RB Informa

Equipe Pedagógica faz benchmarking educacional

No mundo corporativo, a troca de experiências e o estudo de “cases” de sucesso são práticas que já ocorrem há algum tempo. Felizmente, essas práticas vêm acontecendo também entre as escolas, setor fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade. Olhar para a sociedade, entender suas necessidades e ver como cada escola responde a essas demandas é um aprendizado fundamental e rico, otimizando esforços e investimentos.

O Colégio Rio Branco tem recebido escolas da região, interessadas, em sua maioria, em conhecer o projeto de funcionamento do Google for Education. Somos uma escola de referência no uso das ferramentas tecnológicas e dividimos nossa experiência com escolas que desejam fazer parte dessa trajetória.

O Colégio investe de forma permanente na formação da sua equipe por meio de assessorias, oficinas, cursos, congressos e troca de experiências com outros educadores.

Nos dias 22 e 23/08, os coordenadores pedagógicos, Prof. Nelson Mortean, do Ensino Médio, Prof.ª Cíntia Capellato, do Ensino Fundamental II, e Prof.ª Fabiene Ramos, do Ensino Fundamental I, visitaram o Colégio Bernoulli, em Belo Horizonte, para conhecer o trabalho dessa escola de referência nacional. Foram recebidos pelas principais lideranças do Bernoulli e puderam conhecer o material didático e as práticas pedagógicas no dia a dia da escola.

“Tivemos longas conversas e trocas de práticas com os idealizadores da escola e com a equipe pedagógica. Assim, pudemos conhecer a essência do projeto político-pedagógico da Bernoulli e as metas traçadas para os estudantes. Essa troca de experiência é sempre muito rica, pois oportuniza ganhos significativos para ambas as partes. Por um lado, valida e reitera a nossa missão, visão e valores quanto às tendências do mercado educacional. Por outro, favorece reflexões internas importantes sobre o que já implantamos, ou seja, colocando-nos à frente, e, também, sobre o que ainda precisamos investir e incorporar à nossa prática pedagógica”, comenta a Profª. Fabiene. 

“Estamos diante de um sem-número de soluções vinculadas a tendências e modismos. Conhecer diferentes realidades amplia nosso modo de interagir com tempos de transição e constante evolução na educação. A vivência com a equipe do Colégio e sistema Bernoulli contribuiu para identificarmos com mais clareza e segurança nossas demandas e pontos fortes”, comenta o Prof. Nelson.

Nos dias 25 e 26/08, foi a vez do Prof. Admir Moreli, diretor pedagógico, Fábio Correa, gerente administrativo e financeiro, e Prof.ª Sandra Pavan, orientadora educacional do Ensino Fundamental I, conhecerem importantes escolas da cidade de São Paulo. Em um evento organizado pela SD Student Travel, puderam conhecer o Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, Colégio Dante Alighieri, Escola Avenues São Paulo, Colégio Bandeirantes e Colégio Vértice, escolas de referência e destaque no cenário nacional.

Registrando o comentário do prof. Admir, “Foi uma experiência extremamente rica em todos os aspectos. Tivemos a oportunidade de conhecer e aprender com a experiência das equipes dessas instituições de referência. Foi também muito importante, pois na medida em que conhecemos o trabalho dos outros, fazemos uma avaliação e reflexão sobre as nossas práticas pedagógicas. Agora, é hora de dividirmos esse aprendizado com os demais parceiros da nossa equipe. Valeu muito a pena e foi muito gratificante.”

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS