A manhã estava perfeita para uma boa caminhada pelas ruas arborizadas de Barão Geraldo. E foi assim que o Colégio Rio Branco comemorou os 153 anos de sua fundação: com a energia de cerca de duas mil pessoas, num percurso de cinco quilômetros de pura integração entre a escola, alunos e suas famílias, funcionários, ex-alunos e amigos.
“É uma comemoração em grande estilo! Está todo mundo aqui: simplesmente maravilhoso”, disse o Prof. Admir Moreli, diretor pedagógico do colégio. “Vamos aproveitar este dia lindo”, convidou o diretor em seu discurso, que abriu as comemorações. Após o alongamento, as pessoas saíram para a caminhada. “É a primeira vez que estamos participando. Não imaginava essa quantidade de gente e essa animação toda”, disse Elaine Sardagna que, ao lado do marido Kleber, estava feliz de ver a alegria da filha Isabella, aluna do Infantil II C.
Silvia Franco Amaral, mãe de Marina Franco Amaral Winterstein, do 1º ano B do Fundamental I, trouxe também a amiga Elaine Delpupo para curtir o exercício. “Sou professora de Educação Física. Então, sempre venho à caminhada e incentivo todos a participarem”, comentou Silvia. O casal Márcio e Luciana Alcântara de Sousa disse que a caminhada é um bom momento em família que não perdem. Segundo eles, é uma forma excelente de estimular a atividade física na rotina das crianças. As filhas Gabriela, do 4º ano B, e Letícia, do 2º ano A do Fundamental I, arrumavam seus bonés para iniciar o trajeto, empolgadas.
Ricardo Quinta e Beatriz Aun, juntamente com as irmãs Júlia, do 3º ano E do EFI, e Carolina Aun da Quinta, do 5º ano D, estavam ansiosos para começar a caminhar. “Não perdemos este evento do Colégio. É muito bom começar o sábado com esta energia”, disse Beatriz. Cleber Martins veio com a filha Isabella, do 3º ano E do Fundamental I. “O Rio Branco está estimulando uma prática muito saudável. Isso certamente deixa todos os pais bem satisfeitos”, parabeniza o pai.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pelo gerenciamento do trânsito, e a Polícia Militar, estiveram presentes durante todo o trajeto, que também contou com as tradicionais paradas para água. Para os que se cansaram, o ônibus estava disponível para auxiliar na carona, e uma ambulância também acompanhou os participantes.
Na chegada, para terminar a confraternização, uma mesa de frutas – trazidas pelas próprias famílias – estava à disposição, além do esperado sorteio de prêmios aos alunos, que contavam com barracas de acampamento, sapatos, vales-presentes em restaurantes, bicicletas, e até uma bola e camiseta oficiais do Brasil autografadas pelo ex-jogador de futebol, Ronaldo Fenômeno.