RB Informa

Concurso Fotográfico RB premia alunos do EF-9

Pensando em desenvolver o olhar e as habilidades técnicas dos alunos do 9º ano, o professor de artes plásticas, Kleiner Geraldi, promoveu o Concurso Fotográfico RB, trazendo como inspiração o tema “fora da caixa e explorar o entorno de seu próprio cotidiano”.

Com o objetivo de descobrir novas visões de mundo, aproveitando o momento de distanciamento social ao qual estamos inseridos, o concurso trouxe aos alunos a possibilidade de se reconectarem com suas famílias, animais de estimação, cômodos e até mesmo objetos, proporcionando uma reflexão sobre o universo local e, assim, ampliando e desenvolvendo seus olhares para o cotidiano.

“Há muito tempo trabalhamos a fotografia com os alunos, apresentando diferentes técnicas para que eles entendam as funcionalidades das câmeras. Com o surgimento do concurso, os alunos puderam pensar sobre os temas propostos e, evidentemente, se questionar em como realizar e se expressar através das imagens. Como estavam habituados com a utilização de câmeras DSLR, trazer a fotografia para o cotidiano possibilitou que os estudantes aplicassem as técnicas aprendidas em aula na utilização da fotografia mobile.Além disso, com o modo pró das câmeras de celular, puderam ampliar seus conhecimentos”, explicou o professor.

Para que o concurso pudesse trazer uma nova perspectiva sobre a fotografia, foram convidados diversos profissionais do audiovisual e do design. Nomes como Rodrigo Zanotto, Kris Zullo, Ray Serran, Gil Mendes, Gustavo Minas, Rafael Lefcadito, Mariana Oliveira, Daniel Lopes e Rafaella Whitaker integraram o time de jurados para que cada categoria tivesse uma foto premiada, independentemente da turma.

“Foi muito importante ter como equipe de jurados uma seleção de profissionais que não está diretamente ligada ao colégio, pois, além de ampliarmos nossos horizontes, pudemos modificar o olhar do próprio aluno com relação à disciplina, porque, na medida que o aluno compreende que tem um profissional olhando, comentando e avaliando a foto dele, o trabalho ganha mais importância e o aluno é imbuído de um comportamento mais assertivo e profissional”, destacou Kleiner.

A premiação reuniu todos os alunos do EF-9 em uma cerimônia realizada no Google Meet.

“O momento da premiação foi muito importante para os alunos e inclusive tivemos a presença do Diretor Pedagógico, da Coordenação e da Orientação. Começamos traçando a importância da participação e do envolvimento dos estudantes com o projeto e, em seguida, apresentamos a classificação dos ganhadores e presenteamos os primeiros colocados com uma câmera polaroid, emocionando muito os vencedores. Nesse momento, pudemos perceber como os alunos realmente se empenharam com o projeto, o que nos motiva ainda mais a realizar novamente o concurso no ano de 2021”, finalizou o professor.

Parabéns a todos os alunos pelo sucesso do projeto e aos vencedores: Beatriz Batista Scarponi, categoria animais; Giovani Batalha Ferreira, categoria microcosmo; e Amanda de Oliveira Eichman Jakob, categoria o sentido da vida.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo