Na quarta-feira, 22 de outubro, aconteceu o primeiro encontro do Conecta Família RB, voltado para a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental. O evento abordou as iniciativas do programa RB Convivência, os desafios enfrentados na infância e a aplicação de valores do Colégio são exercidos no cotidiano da da sala de aula.
A iniciativa tem como propósito fortalecer a parceria entre o Colégio e as famílias, promovendo uma comunicação próxima e significativa. O programa compartilha os valores que orientam o Colégio na condução das práticas cotidianas apresenta a proposta pedagógica do RB para cada segmento, respeitando as particularidades e a identidade de cada etapa de ensino.
Cláudia Regina Veríssimo Moleiro, coordenadora pedagógica da Educação Infantil, iniciou o bate-papo enfatizando a importância da educação socioemocional e sociomoral desde a infância, competências previstas na BNCC e recomendadas pela UNESCO.
A coordenadora também realizou uma dinâmica com os familiares presentes, que contribuíram para a composição de uma nuvem de palavras respondendo à pergunta: “Em uma palavra, o que esperam do futuro de seus filhos?”. Termos como felicidade, sabedoria e empatia foram as mais mencionadas, evidenciando alinhamento entre os desejos da família e os valores do Colégio.
Rosemary Avalone Pinto, orientadora pedagógica das turmas da tarde, explicou as fases do desenvolvimento moral por mei de exemplos práticos do dia a dia, relacionando-os com as ações do RB Convivência. A orientadora também resgatou a trajetória do programa e reforçou o objetivo de promover uma convivência harmoniosa, baseada no respeito mútuo e na valorização da diversidade, estimulando o desenvolvimento de habilidades essenciais como empatia, respeito, coragem, comunicação assertiva e solidariedade.
Millena Cristina Bonomi, orientadora pedagógica das turmas da manhã,, encerrou o evento destacando a resolução de conflitos como uma oportunidade de crescimento para cada criança, enfatizou a empatia com o outro e a responsabilidade de cada aluno pelas suas próprias escolhas.“Acreditamos que, ao acolher e ao dar significado para as vivências de nossos pequenos, é possível construir os fundamentos da autonomia que acompanharão cada aluno durante sua trajetória de vida pessoal e formação acadêmica”, ressaltou.
Próximos encontros do Conecta Família RB:
- 27/10, segunda-feira – Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio: Inscreva-se aqui!
- 04/11, terça-feira – Ensino Fundamental Anos Iniciais: Inscreva-se aqui!
Faça sua inscrição e participe!































