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Corpo pedagógico é convidado a repensar a escola

Pensando em proporcionar uma educação cada vez mais adequada às necessidades da sociedade contemporânea, o Colégio Rio Branco apostou mais uma vez no aprimoramento do seu corpo pedagógico com o curso “(Re) pensar a escola: diálogos sobre educação e sociedade”. Ministrada pelos professores Gustavo Ricciardi Fábregas de Aguiar e Lucas Sanches Oda, a capacitação foi organizada em oito etapas para reflexão sobre temas especiais na educação. Os encontros têm acontecido duas vezes ao mês e conta com a participação de professores, coordenação e direção pedagógica de todos os segmentos.

Os temas escolhidos foram elencados com o auxílio da equipe, com base em uma seleção de textos acadêmicos clássicos que englobam as demandas dos educadores do colégio, como didática, tecnologia, gestão da sala de aula, habilidades, competências e avaliações. “O diferencial desse curso é abordar a experiência do professor dialogando-a com a teoria. Comumente, a academia tem uma linguagem muito hermética e pouco acessível, presa às teorias e desvinculada da sala de aula; por isso a necessidade de dialogar o universo da teoria com o da prática de forma harmônica e clara”, explica Gustavo.

Para assegurar que a proposta do curso está sendo proveitosa e devidamente absorvida, a equipe fez uma avaliação sobre os encontros e o desempenho dos condutores das atividades. “Sentimos que precisávamos dessa avaliação para assegurarmos que estamos coerentes com o que propusemos e, também, para aprimorarmos alguns aspectos”, comenta o professor.

Nos próximos encontros, as discussões terão como base os conceitos dos autores Bakhtin, Aristóteles e Paulo Freire, a fim de encerrar o conteúdo programático para que os participantes possam elaborar uma produção sobre alguma prática pedagógica que eles já aplicam em sala de aula, ou uma sequência didática sobre dois autores que nortearam os estudos, contando o objetivo da atividade, habilidades que pretendem desenvolver com a proposta e aplicação em aula.

Outra proposta dos professores Lucas e Gustavo é disponibilizar um documento com os resultados das pesquisas e discussões realizadas ao longo das reuniões para os colegas que não conseguiram participar dos encontros. “A equipe se programa, traz material, discute, mas o encontro sempre supera a expectativa. Os professores se manifestam, gostam de conversar sobre experiências em sala de aula, vamos ganhando segurança para revelar nossas inseguranças e dificuldades, e esse diálogo vem sendo muito válido para o andamento do curso”, comemoram.

Segundo o professor Admir Moreli, diretor pedagógico do Rio Branco, os encontros estão sendo importantes momentos de reflexão, com uma visão voltada para a prática em sala de aula. “É visível na equipe o envolvimento e a motivação com o trabalho. É justamente esse clima que está motivando a continuidade desse processo de formação no próximo ano letivo”, relata o diretor.

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