RB Informa

Diversidade: alunos do EF-2M2 trabalham a história “Amor de autista”, da autora Danielle Smith

No último mês, os alunos da turma EF-2M2 trabalharam, com a professora Silvia Pisco, as competências socioemocionais. Com isso, puderam conhecer, reconhecer e conversar sobre os sentimentos de alegria, tristeza, medo e raiva, descobrindo como cada pessoa reage em diferentes situações e refletindo sobre a diversidade.

Para complementar os estudos, Silvia apresentou à turma o livro “Amor de autista”, da autora Danielle Smith, que conta a história de Eloá, uma menina autista, mostrando a sua rotina, seu jeito de ser, suas manias e preferências. Nesta história, descobrimos que não é difícil ser amigo de um autista!

Durante a conversa sobre o texto, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre a rotina de Antônio, um colega de turma que possui o transtorno do espectro autista (TEA) e é acompanhado pelo mediador Rafael Rodrigues. Antônio participa das atividades de uma forma diferente: seu principal material de comunicação é o PECs, uma pasta com figuras destacáveis, com imagens sobre emoções, comidas e tudo mais o que ele queira comunicar.

Nessa experiência, as crianças tiveram a oportunidade de participar de uma rotina diferente, vivenciar maneiras de aprender e interagir com materiais diversificados, além de se aproximar ainda mais do colega, descobrindo suas individualidades e potencialidades. Eles puderam conhecer as atividades que são desenvolvidas com o Antônio, como a lousa imantada, na qual são montados quebra-cabeças e trabalhadas a ordenação, contagem de números e montagem de paisagens, a rotina visual feita com ele na lousa, já que Antônio não faz leitura, e, também, experimentaram uma abafador como o seu, usado devido à sensibilidade sonora.

E o resultado não poderia ser outro: Antônio se animou muito com a atividade e mostrou muito carinho quando seus colegas se interessaram pelas suas diferenças. Um momento cheio de afeto, aprendizado e integração entre as crianças.

Confira os registros!

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo