RB Informa

Educação Digital: alunos do 5º ano e a “Era Google”

A fim de dar continuidade ao trabalho realizado com os alunos do 4º ano do EFI, no dia 19 de fevereiro, foi a vez dos alunos do 5º ano completarem o ciclo de palestras sobre  cidadania no meio digital e sua importância.

“A convivência é um dos temas que tem sido alvo de nossas reflexões com as crianças. Considerando que o meio digital tornou-se um novo espaço em que estabelecemos nossas relações interpessoais, faz-se necessário pensarmos como podemos contribuir para a convivência respeitosa também nesse contexto”, explica a orientadora educacional Sandra Dedeschi.

O auditório da biblioteca foi lotado de crianças que, além de escutarem atentamente sobre o que a orientadora tinha a dizer, comentavam sabiamente sobre o que aprendiam em casa e as orientações que recebem dos pais, mostrando que estavam cientes da rapidez e agilidade com que as informações se dissipam na internet e como é fundamental refletir antes de propagar algo na rede, tanto por motivos de respeito para com o outro, como também para a própria segurança. “Hoje aprendemos que a gente tem que ter respeito e responsabilidade nas redes sociais, com o que a gente pode ou não postar na internet”, contou a aluna Lívia G. S. Medeiro.

As palestras foram o disparador para o projeto que será desenvolvido ao longo do ano letivo, proposta esta que será a elaboração de um pequeno manual de regras na convivência digital, em que as crianças irão, em conjunto com as professoras, pensar em normas e adequá-las ao convívio escolar, abordando a necessidade de construir o limite, a intimidade e o cuidado com o que é público ou privado.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo