Sandra Regina Pavan Ferraro, vice-diretora pedagógica do Colégio, marcou presença no lançamento do livro “Infâncias: itinerários trilhados para a vida”, do qual é coautora. O encontro, realizado no sábado, 31 de janeiro, reuniu educadores para celebrar e honrar a potência das infâncias registrada em cada capítulo do livro, destinado a professores, gestores e famílias.
Pautado nos direitos de aprendizagem da BNCC, o capítulo escrito por Sandra, “A essência do mundo analógico, base para a conectividade digital: educar na Primeira Infância para os desafios que a tecnologia digital nos impõe”, defende a importância do brincar e das interações humanas reais para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, em detrimento ao uso precoce de tecnologia digital.
Sandra centraliza seu discurso na defesa de que, embora vivamos em um mundo digital, a base da Educação Infantil deve ser analógica para garantir o desenvolvimento cognitivo, social e ético, levando as crianças a tomarem decisões conscientes para si e para o bem comum.
O Colégio Rio Branco Campinas, como escola parceira dos valores da UNESCO, assume sua responsabilidade no processo educativo das crianças da Educação Infantil estruturado nos eixos brincadeira e interação.
Sandra também afirma: “Não se trata apenas de restringir o celular, mas de garantir que o desenvolvimento cerebral seja estruturado em interações reais. O capítulo aborda um dos maiores desafios da nossa era: como educar a Geração Alpha para um mundo tecnológico sem perder a humanidade? Para esta geração o digital é extensão do corpo, mas a ciência e a pedagogia nos mostram que a segurança emocional nasce no mundo real.”
Confira as fotos do evento de lançamento!












