Nos meses de maio e junho, as turmas do EF-9 participaram de estudo do meio no centro de Campinas, realizado com a equipe do Rotas Afro. O objetivo do estudo foi explorar a história da nossa cidade sob a ótica afro-brasileira, destacando as contribuições e atividades de comunidades negras no passado, em território campineiro, que foram ocultadas ao longo do tempo.
O itinerário teve início no Largo São Benedito e, a pé, percorreu diversos pontos da cidade até o seu encerramento no Largo Santa Cruz. Em cada um deles, os guias traziam monólogos explicativos, curiosidades históricas e propunham reflexões sobre a cultura negra nesses espaços.
O aluno Mateus Peria, do EF-9T1, comentou sobre a importância do passeio e do conhecimento adquirido nele: “o Rotas Afro mostra toda essa história apagada e desconhecida da nossa própria cidade, por conta dos mais de 300 anos de escravização no Brasil. É bem forte em Campinas por ter sido a última cidade a abolir”. Ele mencionou ainda o Cemitério dos Cativos: “foi um exemplo muito claro de racismo. As pessoas que eram escravizadas na época, os negros, não tinham nem direito a um sepultamento decente. É algo que causa horror hoje em dia.”
Arthur Ciotti, do EF-9M2, disse que, para ele, foi uma oportunidade de conhecer melhor Campinas: “eu não saía muito para o centro, geralmente eu ia para São Paulo ou outras cidades ao redor. Mas o Cambuí, por exemplo, é um bairro que eu frequento bastante e nem imaginava que lá existe um Largo que foi tão importante para a história dos negros”. Ele elogiou a didática dos guias e afirmou que as informações trazidas por eles são fundamentais para sua formação: “todas essas informações que eles passaram para nós vão contribuir para muitas áreas de conhecimento, no estudo aqui no Colégio, e também como pessoa mesmo.”
Confira os registros dos quatro roteiros: