RB Informa

Explorando o espaço do 2º ano

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I foram apresentados ao espaço do 2º ano e todas as novidades que os aguardam a partir de 2017 durante o “Projeto Passagem”, organizado pela orientação educacional do Colégio Rio Branco Campinas. O objetivo dessa dinâmica foi apresentar o novo local de estudos das crianças, e ao mesmo tempo trabalhar um pouco a ansiedade natural que permeia esse momento de mudanças na vida acadêmica dos estudantes. “Toda mudança gera uma certa insegurança, por isso a importância de sociabilizá-los nesse novo espaço, conhecer quem cuida do local, a figura da nova coordenadora e orientadora, os monitores de pátio…eles ainda não se sentem pertencentes ao novo ambiente, e com essa atividade, queremos despertar o início desse sentimento neles”, explica a orientadora educacional do Fundamental I, Sandra Dedeschi.

O tema dessa edição do projeto foi a exploração do espaço, e antes da visita das turmas ao corredor do segmento, eles receberam um mapa que apontava o caminho até as salas de 2º ano e o parque. Após um breve papo com a orientadora, os alunos foram convidados a deixar sua marca em um mural especial, no qual foram pintadas as mãos e escritos os nomes de cada participante da visita, e seguiram para momentos de muita diversão no parque, com destaque para a tirolesa, sucesso entre os alunos.

Patricia Paulino de Freitas, professora do 1º ano D, conta que a animação foi geral logo no momento em que ela entregou os mapas aos seus alunos. “Assim que os avisei sobre a atividade, todos ficaram super animados e ansiosos para começar o desafio. Alguns alunos que têm irmãos mais velhos aqui no colégio já ficam sabendo sobre as novidades do 2º ano e dividem com os colegas as opiniões dos irmãos, mas ver de perto tudo que os aguarda é bem diferente”, diz a professora.

Sandra aponta a importância do 2º ano no desenvolvimento pedagógico dos alunos como o momento em que eles finalizam o ciclo de alfabetização, tornando-se leitores e escritores. Além dessa característica, existem outros diferenciais que o Rio Branco proporciona aos ingressantes dessa etapa. “A aproximação da aprendizagem mais significativa com o contexto do dia a dia é algo que buscamos intensamente no nosso modelo de ensino em nossa escola. Por isso, trazemos ao currículo do 2º ano a Filosofia e o exercitar do pensar, a introdução à letra cursiva também com o auxílio do aplicativo no tablet para trabalhar a motricidade fina, a escrita de textos que culmina no e-book das turmas, entre outras atividades que auxiliam no desenvolvimento das competências educacionais dos nossos alunos”, relata Sandra.

A animação das turmas por conhecer os novos espaços foi contagiante! Veja alguns momentos dessa visita às locações do Fundamental I.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo