RB Informa

Exposição do RB+ encanta pais e alunos

A equipe pedagógica do RB+ organizou uma exposição que esteve pelos corredores e locais de convívio da escola nas duas primeiras semanas de volta às aulas, com os trabalhos realizados pelos alunos nos projetos literários do primeiro semestre que englobam todas as atividades dos eixos temáticos que norteiam o trabalho no RB+. A iniciativa chamou a atenção de todos: pais, alunos e professores.

As turmas do Infantil prepararam vários registros baseados na obra “A escolinha do fundo do mar”, de Ruth Rocha. Além de um belíssimo resultado visual, a exposição conseguiu demonstrar o rico conteúdo desenvolvido. “Como os alunos do Infantil são mais novos, alguns estão tendo contato com uma escola pela primeira vez, procuramos trabalhar atividades para a socialização para as crianças se conhecerem, conhecerem as professoras e entenderem como tudo funciona em uma escola. E com o tema do fundo do mar, eles aprenderam também sobre seres vivos que habitam o mar”, explica Bárbara Lisboa Rossi, assistente de coordenação do RB+.

Já os alunos do 1º e 2º ano exploraram o mundo dos cientistas com projeto Eureka. Dentro do eixo Ciências, eles pesquisaram curiosidades sobre os cientistas que fizeram diferença e deixaram sua marca na humanidade, como Santos Dumont, Oswaldo Cruz e Albert Einstein, entre outros. Durante o semestre, fizeram experiências nos laboratórios e compartilharam informações que descobriram sobre os cientistas. “O resultado desse trabalho foi uma exposição muito interativa e que despertou interesse em vários alunos de outras turmas”, comenta.

Na exposição Identidade, que teve como literatura escolhida, “Identidade” da autora Tatiana Belinky, como obra disparadora, os alunos de 3º a 5º anos trabalharam em móbiles que pudessem, em forma de “adivinhas”, demonstrar características tanto físicas quanto comportamentais de cada um. Cada peça trouxe duas características marcantes dos alunos: uma escolhida pelo próprio aluno (como ele se vê) e outra escolhida pelo grupo (como os outros me veem).

“Com isso, tivemos o objetivo de situar o aluno dentro do grupo, criando sua própria identidade e valorizando suas características e comportamentos, fazendo com que ele conhecesse um pouco mais sobre si e pudesse ainda saber como é visto pelos colegas. Foi muito positivo”, destaca.

Quem visitou as exposições conseguiu visualizar um pouco dos conteúdos que vêm sendo trabalhados em nosso programa de período integral. “Pelos corredores a gente sempre ouvia os alunos orgulhosos mostrando seus trabalhos para os pais e para os colegas, explicando os objetivos e como foram feitos cada registro. Concretizar, mesmo que de forma resumida, todo o conteúdo desenvolvido ao longo do semestre é fundamental para valorizarmos todo empenho e comprometimento das crianças e da equipe de professoras ”, finaliza Bárbara.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo