RB Informa

Falando de Vestibular – Desvendando o ENEM

No último dia 8, os professores do Ensino Médio do Colégio Rio Branco, Elka Canecchio e Guilherme Pereira, de matemática e biologia, respectivamente,  iniciaram com os alunos o projeto Falando de Vestibular.  

Trata-se de  uma  série de bate-papos destinada aos estudantes do Ensino Médio sobre os diferentes vestibulares e suas particularidades, oferecida por meio da plataforma Google Meet.

Nesse primeiro encontro, a discussão foi sobre como funciona o ENEM, no episódio Desvendando o ENEM. Elka abriu a tarde explicando aos alunos e exemplificando com situações como é feito o cálculo da nota do ENEM, analisando a TRI – Teoria de Resposta ao Item: “As questões montadas de acordo com a TRI consideram que é possível identificar quando o aluno está chutando, então a nota dele não vai ser de acordo com as questões acertadas.”. A professora também deixou claro aos alunos que a nota do ENEM depende somente do conhecimento do participante e de seu momento de prova.

Dando continuidade à discussão, o professor Guilherme expôs como os programas como SISU e ProUni funcionam: onde acessar, como se inscrever, a escolha do curso, quais universidades eles abrangem e como elas se utilizam da nota do ENEM, e como funcionam as vagas e chamadas. Guilherme destacou a importância dos alunos se atentarem às datas de inscrição e ao uso de sites confiáveis.

Os professores, ao final, analisaram as notas gerais do Colégio e de outros colégios, colocando na balança como o cálculo funciona e como ele afeta a nota final do participante nas diversas áreas de estudo.

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo