No último dia 8, os professores do Ensino Médio do Colégio Rio Branco, Elka Canecchio e Guilherme Pereira, de matemática e biologia, respectivamente, iniciaram com os alunos o projeto Falando de Vestibular.
Trata-se de uma série de bate-papos destinada aos estudantes do Ensino Médio sobre os diferentes vestibulares e suas particularidades, oferecida por meio da plataforma Google Meet.
Nesse primeiro encontro, a discussão foi sobre como funciona o ENEM, no episódio Desvendando o ENEM. Elka abriu a tarde explicando aos alunos e exemplificando com situações como é feito o cálculo da nota do ENEM, analisando a TRI – Teoria de Resposta ao Item: “As questões montadas de acordo com a TRI consideram que é possível identificar quando o aluno está chutando, então a nota dele não vai ser de acordo com as questões acertadas.”. A professora também deixou claro aos alunos que a nota do ENEM depende somente do conhecimento do participante e de seu momento de prova.
Dando continuidade à discussão, o professor Guilherme expôs como os programas como SISU e ProUni funcionam: onde acessar, como se inscrever, a escolha do curso, quais universidades eles abrangem e como elas se utilizam da nota do ENEM, e como funcionam as vagas e chamadas. Guilherme destacou a importância dos alunos se atentarem às datas de inscrição e ao uso de sites confiáveis.
Os professores, ao final, analisaram as notas gerais do Colégio e de outros colégios, colocando na balança como o cálculo funciona e como ele afeta a nota final do participante nas diversas áreas de estudo.