RB Informa

Filosofia e música nas salas do Ensino Médio

Para descontrair o clima tenso de grandes provas e vestibulares, além de encerrar oficialmente as aulas de sua disciplina no Colégio Rio Branco Campinas, o professor de Filosofia João Eduardo Scanavini preparou uma surpresa para seus alunos do Ensino Médio: levou seu violoncelo à sala e fez um show para os adolescentes.

No repertório, escolhido em parceria com os estudantes, teve o tema de abertura de Game of Thrones, passando pelo Fantasma da Ópera, até Coldplay. “Faço essa atividade todos os anos com os alunos, a ideia é trazer o violoncelo no último encontro do ano com as turmas para que eles conheçam o instrumento de perto, despertem uma sensibilização pela música, tenham uma proximidade maior comigo como professor e também para celebrar o ano que tivemos juntos, tentando fazer com que essa experiência seja um encerramento legal”, comenta João, que toca violoncelo desde os 11 anos

O professor ainda conta que sua experiência com a música o possibilita afirmar que ela é uma arte que aproxima as pessoas em qualquer nível, e na relação professor/aluno ela pode ser muito interessante. Ele ainda faz um paralelo entre a fase da vida dos adolescentes, em especial os vestibulandos, com a formação de uma orquestra. “Costumo falar para os alunos que quando há uma chance de ver uma orquestra tocando, penso que uma das suas belezas é imaginar a disciplina de cada músico que chegaram naquela posição. Gostaria que a música sirva de inspiração como uma das formas do ser humano encontrar a superação e ter disciplina, não só na preparação para o vestibular, como também na vida profissional deles”.

E antes de finalizar a aula e guardar seu instrumento, João ainda dá uma dica valiosa para os estudantes do 3º ano. “Filosofia é uma disciplina privilegiada nas grandes provas de vestibular e Enem: a maioria das questões é de natureza interpretativa. Ao invés de arriscar qual autor pode cair nas provas, o interessante é focar mais no vocabulário, se preparar mais como leitor do que simplesmente memorizar o conteúdo”, aposta.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo