RB Informa

Flávia Vivaldi aborda o tema da convivência positiva durante encontro de formação da equipe pedagógica

No quarto encontro da professora Dra. Flávia Vivaldi com nossa equipe pedagógica, realizado no dia 17 de abril, foram apresentados os diferentes tipos de problemas de convivência na escola, a distinção entre bullying, provocação e manifestações perturbadoras ou violentas e outras questões fundamentais que podem afetar o dia a dia de alunos e educadores.

Flávia trouxe à tona a urgência de adotar abordagens educativas para lidar com problemas de convivência, desde situações simples de falta de respeito até casos mais graves de discriminação como racismo, misoginia e xenofobia. Esses comportamentos, se não enfrentados, podem se intensificar, refletindo problemas sociais mais amplos.

Além disso, destacou a importância de lidar com denúncias na escola envolvendo menores com muito cuidado, garantindo uma comunicação eficaz com as famílias e buscando soluções que promovam a segurança e o bem-estar de todos.

Durante a palestra, Vivaldi ressaltou também a necessidade de começar a trabalhar essas questões desde cedo, visando prevenir a escalada para comportamentos mais violentos. O impacto negativo do bullying no desempenho escolar e no bem-estar emocional das crianças foi destacado, enfatizando a importância de oferecer apoio e suporte adequados.

Outro ponto relevante foi a reflexão sobre os papéis de alvo, autor e espectadores na literatura, mostrando que esses rótulos não definem permanentemente uma pessoa. No entanto, é preciso reconhecer que o comportamento de bullying pode ter graves consequências, tanto para os autores, alvos e também para os espectadores.

Diante desse cenário complexo, a professora Flávia reforçou que é fundamental o envolvimento da família para uma abordagem mais colaborativa e multifacetada no enfrentamento ao bullying e à intolerância na escola.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo