No sábado, dia 6 de dezembro, a Equipe RB participou de uma caminhada pedagógica conduzida pela equipe do movimento “Rotas Afro” em iniciativa proposta pelos Guardiões da ERER.
Mais que um passeio, a ação foi um marco no projeto do Colégio de garantir à comunidade uma formação continuada em letramento racial e na luta antirracista.
O roteiro explora diferentes espaços de Campinas sob a perspectiva afro-brasileira, trazendo à tona histórias negras da cidade, que datam desde o período colonial e transformam ruas, praças e monumentos em verdadeiros museus a céu aberto. O percurso teve início no Largo São Benedito, seguiu por diferentes pontos da cidade, e a caminhada se encerrou no Largo Santa Cruz.
Júlia Madeira, fundadora do projeto e uma das guias do passeio, ressaltou a responsabilidade dos educadores no ensino da história afro-brasileira: “Nós devemos repensar a nossa abordagem quando falamos desses temas em sala de aula, e não focar exclusivamente no sofrimento e na exploração a que os escravizados eram submetidos. Devemos destacar a resistência, que sempre foi parte da luta deles”.
Confira os registros dessa manhã de aprendizados!























































