RB Informa

Ilusão de Óptica é tema de aula dos alunos do EF-8

Transformar a visão dos alunos sobre a matéria é algo desafiador, por isso, o professor Heidir Trevesanutto Filho inovou com as aulas de matemática para as turmas do EF-8. Com o objetivo de desenvolver a percepção espacial dos alunos, a aula especial, teve como objetivo reconhecer e construir figuras obtidas a partir de composições de transformações geométricas.

Trabalhando com noções como translação, reflexão e rotação e fazendo o uso de softwares de geometria dinâmica e de instrumentos de desenho, o professor trouxe para a sala de aula uma nova visão sobre a Geometria. 

Para trazer a temática ainda mais próxima da realidade, Heidir trouxe aos alunos as obras de Mauritus Cornellis Escher, um famoso artista holandês. Analisando as obras do artista, os alunos puderam perceber como ele manipulava as transformações geométricas de forma impressionante, sendo capaz de criar efeitos de ilusão de óptica com excelência, podendo, também, correlacionar, com suas pesquisas anteriores, nas quais a ilusão de óptica é a composição da imagem que engana a visão humana, fazendo-nos ver coisas que não estão presentes ou estão distorcidas.

Confira como foi a aula!

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS