RB Informa

Ingrid Kern, nossa ex-aluna, é destaque no Blog: Pasch no Brasil

Nada alegra mais a equipe do nosso Colégio do que saber que nossos ex-alunos estão conquistando seus sonhos. Por isso, ficamos muito orgulhosos ao ler a matéria do Blog: Pasch no Brasil sobre os alunos das primeiras edições dos Jugendkurse (JUKU), que trouxe como destaque nossa querida ex-aluna Ingrid Kern, atualmente professora da Educação Infantil na cidade de Munique (Alemanha). Confiram!

JUKU Primeira Geração – Ingrid Kern

Geschrieben von
PASCH no Brasil
in Alumni

Dienstag, 11. Dezember 2018

Em comemoração aos 10 anos da iniciativa PASCH, perguntamos aos participantes das primeiras edições dos Jugendkurse (JUKU) o que eles estão fazendo e qual a sua relação com o alemão hoje. A PASCH-Alumna Ingrid virou professora e mora hoje na Alemanha!

“Há dois anos e meio, concluí minha graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, da qual um ano foi cursado na Universidade de Siegen (Alemanha). Atualmente moro na cidade de Munique (Alemanha) e atuo como professora da Educação Infantil.

Começar a estudar alemão foi desejo e destino em minha vida. Com descendência alemã, sempre tive curiosidade em ter contato com a língua, o país e sua cultura, um sonho que parecia muito distante. Como bolsista do Colégio Rio Branco – Campinas, tive a oportunidade de aos 11 anos iniciar o Curso Extracurricular de Alemão que o Colégio, também de origem alemã, oferecia e desde então não parei mais.

Ter aprendido o idioma alemão me abriu várias portas. Além do curso de alemão em Berlim pela Iniciativa PASCH no ano de 2009, tive posteriormente a oportunidade de trabalhar em uma escola alemã onde tinha contato diário com a língua alemã, além de ter sido selecionada ao longo da universidade para uma graduação sanduíche na Alemanha, período onde o conhecimento do idioma foi essencial para a compreensão das aulas na universidade, práticas de estágio, além do contato diário com os alemães em tarefas rotineiras.

Atualmente posso dizer que a língua alemã é fundamental na minha vida, pois é com ela que me comunico em tempo integral no trabalho e também com meu esposo e meus amigos. 

A escolha em atuar como professora não teve nenhuma influência da língua alemã, mas o fato de ter o conhecimento da língua me permitiu em curto prazo alcançar meus objetivos profissionais no Brasil e me inserir rapidamente no mercado de trabalho na Alemanha.

No Brasil, fiz por muito tempo aulas particulares de alemão. Após me mudar para a Alemanha, continuei os estudos da língua em escolas de idioma e atualmente possuo o nível C1. 

Desde que atuo na Alemanha, realizei cursos voltados para a legislação educacional alemã e também pedagogia traumática, além de ter tido a oportunidade de atuar voluntariamente como professora de alemão para crianças e jovens refugiados, o que para mim foi uma experiência muito enriquecedora. 

Ainda possuo contato com alguns colegas de curso, inclusive de outros países e fico muito feliz em poder compartilhar do sucesso de cada um deles. Já nos referimos várias vezes a um reencontro em Berlim e apesar da distância ainda não o ter permitido, continuamos em contato e na esperança de em algum momento conseguir realizá-lo.

Para aqueles que estão aprendendo alemão atualmente, minha mensagem é: acredite e corra atrás dos seus sonhos, pois com garra e determinação nada é impossível. Eu sempre me dediquei aos estudos do alemão de corpo e alma, pois é algo que amo, e ainda que tenham havido empecilhos no caminho e este tenha sido e ainda seja longo, todo esforço valeu a pena.”

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo