Início das aulas: dia 26/01

Amanhã, dia 26/01, terça-feira, vamos iniciar um novo ano letivo! Depois de algumas indefinições sobre as novas decisões das autoridades, finalmente, vamos poder começar nossas atividades presenciais. Estamos determinados a encontrar as melhores soluções possíveis e viáveis diante do cenário de pandemia que estamos vivendo. Convidamos alunos e familiares a participarem conosco desse desafio. 

Temos certeza de que juntos podemos construir uma convivência harmoniosa e que agregue uma experiência de vida nova e positiva neste novo ano escolar. Vamos juntos construir um ambiente saudável e seguro para todos. 

Com o prolongamento da pandemia, entendemos que todos têm muitos anseios, demandas e sugestões, mas é necessário pensar em soluções coletivas e respeitar as determinações das autoridades de saúde e educação.

O Plano RB – 2021 está disponível em nosso site (clique aqui) com informações sobre a organização do colégio e os Protocolos de Biossegurança, que permanecem com as mesmas orientações e procedimentos do ano passado. O Plano RB – 2021 está organizado de acordo com o Plano SP e estabelece regras de distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização dos ambientes e monitoramento das condições de saúde das pessoas.

Faremos um início de ano com tranquilidade e cautela na organização da escola, avaliando constantemente as medidas adotadas e fazendo os ajustes sempre que necessário. Pedimos às famílias que compreendam essa responsabilidade e colaborem respeitando as decisões.

Decisões das autoridades de saúde e educação

O governo do estado de São Paulo comunicou na sexta-feira, 22/01, as novas medidas e a classificação sanitária das regiões do estado. O município de Campinas regrediu para a fase laranja, a qual permite até 35% dos alunos matriculados para o retorno presencial. Com essa decisão, o grande número de adesões ao presencial e a necessidade de respeitar o distanciamento de 1,5m, em algumas turmas haverá necessidade de realizar  três grupos de rodízio. 

Importante: qualquer nova decisão sobre a classificação sanitária do município de Campinas poderá impactar na organização da vida escolar e teremos que fazer as adequações necessárias.

A organização das turmas é determinada pelos seguintes critérios:

  • o resultado da pesquisa realizada com as famílias;
  • o distanciamento obrigatório de 1,5 m aplicado no espaço físico das salas do colégio;
  • a definição da fase sanitária em que se encontra o município de Campinas e o respectivo percentual estabelecido no Plano SP.

Consulta realizada com as famílias

Em consulta sobre o retorno ao presencial realizada junto às famílias entre os dias 15 a 19/01, 89% da comunidade escolar respondeu a pesquisa. As famílias que não responderam ao questionário foram consideradas nas atividades on-line. Segue o resultado da pesquisa: 

Aulas Presenciais Aulas On-line
91% 9%

 

Com o grande número de adesões às atividades presenciais e os critérios que precisam ser cumpridos, na maioria das turmas houve necessidade de adotar o rodízio. A organização das turmas está disponível no Google Sala de Aula e/ou no Google Site do aluno.

Rodízio semanal – considerando as necessidades, os benefícios pedagógicos e a obrigatoriedade do monitoramento das condições de saúde dos alunos, a Equipe Pedagógica definiu que o rodízio será semanal nas turmas em que houver necessidade.

Alteração do on-line para o presencial e vice-versaas alterações em relação à frequência on-line ou presencial poderão ser feitas mediante o preenchimento do formulário de solicitação que será disponibilizado. Desta forma, aqueles que optarem por manter os filhos nas aulas on-line só poderão alterar a decisão para o retorno ao presencial a cada mês. Posteriormente, esse processo será reavaliado. A família que optou pela frequência presencial e desejar solicitar alteração para o on-line poderá fazê-la a qualquer momento. Ressaltamos que qualquer mudança na decisão da família precisa ser informada ao colégio por meio do preenchimento do formulário.

Horário das aulas

As aulas permanecerão com duração de 40 minutos. Essa medida leva em consideração o aluno que estará em casa acompanhando as aulas virtualmente, os alunos no presencial usando máscaras e a necessidade de assegurar um intervalo entre o período da manhã e da tarde que viabilize a limpeza e higienização das salas.

Horário da Educação Infantil e Ensino Fundamental I:

Manhã Início Final Tarde Início Final
Horário 07:30 12:10 Horário 13:15 17:55

 

Horário do Ensino Fundamental II e Ensino Médio:

Período – Manhã Período – Tarde
Início Final Início Final
1ª aula 07:15 07:55 1ª aula 13:15 13:55
2ª aula 07:55 08:35 2ª aula 13:55 14:35
Intervalo 08:35 08:50 Intervalo 14:35 14:50
3ª aula 08:50 09:30 3ª aula 14:50 15:30
4ª aula 09:30 10:10 4ª aula 15:30 16:10
Intervalo 10:10 10:30 Intervalo 16:10 16:30
5ª aula 10:30 11:10 5ª aula 16:30 17:10
6ª aula 11:10 11:50 6ª aula 17:10 17:50
7ª aula 11:50 12:30 7ª aula 17:50 18:30

 

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

O horário das aulas, a partir de 25/01, está disponível em nosso site. 

Ensino Fundamental II – clique aqui

Ensino Médio – clique aqui

Os links de acesso às aulas remotas serão disponibilizados no Google Classroom de cada professor.

Organização das Portarias

Para evitar aglomerações, a entrada dos alunos será distribuída entre as 3 portarias existentes em nossa escola e de acordo com o segmento e série em que estão matriculados. Mesmo os irmãos devem respeitar essa distribuição.

  • Portaria da Educação Infantil e 1º Ano (Rua Antônio Zaine) – entrada somente dos alunos deste segmento.
  • Portaria Principal (Rua Antônio Zaine) – entrada somente dos alunos do 2º ao 5º ano.

Alunos do EFI (2º ao 5º ano): No período matutino, os alunos devem dirigir-se diretamente para a sala de aula. No período vespertino – a porta de acesso ao prédio do Fundamental I será aberta  às 13h10. Os alunos que chegarem antes serão acomodados nos espaços livres e acompanhados pelos estagiários e monitores do segmento: pátio, gramado em frente ao quiosque e demais espaços livres ao redor do prédio (dependendo da disponibilidade diária).

  • Portaria 2 (Rua Cecília Feres Zogbi) – entrada dos alunos do 6º ano ao Ensino Médio.

Nos dois períodos, os alunos devem dirigir-se diretamente para a sala de aula, evitando a circulação pelo colégio.

 

  • Procedimento de entrada

 

Os adultos acompanhantes não devem ultrapassar o portão de entrada. O aluno entrará em fila, respeitando a demarcação do piso e a ordem de chegada. O uso de máscara é obrigatório durante a permanência no ambiente escolar. 

Na entrada, o aluno terá a temperatura aferida com termômetro sem contato. Para ser autorizado a entrar, o aluno deve estar com a temperatura até 37,5º. Com temperatura acima de 37,5º, não será autorizado a entrar. Na sequência, deverá proceder a higienização das mãos com álcool em gel 70% e passar pelo tapete de desinfecção dos calçados. Após esses procedimentos, o aluno deve dirigir-se à sua sala de aula.

RB+ – Período Integral

Estamos planejando retomar as aulas do período integral no dia 01/02. As turmas serão reduzidas e as atividades serão distribuídas preferencialmente em ambientes abertos. No dia 28/01, será realizada uma reunião com a professora da turma. O link da reunião será enviado na próxima semana.

Cursos Extracurriculares

As atividades extracurriculares estão previstas para reiniciar no dia 01/03. Até lá enviaremos mais informações sobre os cursos disponíveis e o processo de inscrição. As atividades serão realizadas respeitando os protocolos sanitários.

Ficha Médica do Aluno

É importante ressaltar que o aluno só deve participar das aulas presenciais se estiver em boas condições de saúde e não apresentar nenhuma comorbidade. Com essa finalidade, solicitamos que as famílias atualizem a Ficha Médica com novas informações de saúde para que possamos monitorar e organizar o atendimento dos alunos. Essa ficha estará disponível no site e deve ser atualizada sempre que houver alguma mudança na condição de saúde do aluno.

Confira o passo a passo para atualizar a Ficha Médica do Aluno: 

  1. Acesse a área restrita do site https://www.riobranco.org.br/area-restrita/;
  2. Faça login com o CPF do responsável e senha cadastrada;
  3. Clique em Educacional / Acadêmico / URLs/SENHAS;
  4. Depois clique em Ficha Informativa de Saúde.

 

Informações cadastrais

O atendimento ao público será feito prioritariamente por meios digitais (telefone, e-mail e reuniões virtuais através do Google Meet). As famílias devem atualizar as informações cadastrais (telefone, endereço, e-mail), enviando e-mail com o título ATUALIZAÇÃO CADASTRAL com as mudanças para secretaria@riobranco.org.br

 

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa

RB e Campinas sem fome

1.500 KG ARRECADADOS Informação atualizada em 20/04/2021 Este ano, com o agravamento e continuidade da pandemia, que perdura há ...

Leia Mais