Na quarta-feira, dia 27 de agosto, nossos cientistas da Liga da Ciência RB visitaram o Centro de Conhecimento da Água, da Sanasa Campinas, que, segundo a professora de Ciências e coordenadora do programa Mirian Martinez, é “um lugar fantástico que parece saído de um livro de aventuras!”.
Nele, é sediado o Museu Interativo da Água, que conta com uma exposição permanente e interativa, composta por mais de 20 instalações, internas e externas. O seu objetivo é sensibilizar e educar os estudantes para o tema água, além de levá-los a refletir sobre as relações humanas com a água e o meio ambiente.
Os alunos não só aprenderam, mas experimentaram, na prática, a importância da água para as nossas vidas. Eles tocaram, giraram, observaram e se surpreenderam com cada estação, entendendo de forma lúdica e divertida como cada gota é preciosa e como podemos ser heróis no seu consumo responsável.
“Foi uma experiência que vai muito além da sala de aula, mostrando, na prática, como nossas ações diárias impactam o meio ambiente. O objetivo era engajar e sensibilizar, e podemos garantir: missão cumprida! Eles saíram de lá cheios de novidades para contar e ainda mais conscientes do seu papel na preservação do nosso planeta”, disse Mirian.
O passeio promove uma imersão no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 6 da ONU, o qual visa assegurar a disponibilidade e o manejo sustentável da água e do saneamento para todas as pessoas, mostrando que a garantia dos mesmos começa com a educação e com cada um de nós.
Confira as fotos da visita!
Além disso, o passeio da Liga foi coberto em uma matéria da EPTV sobre iniciativas de empresas e instituições de ensino voltadas à conscientização infantil quanto à preservação da água. Durante a matéria, André Cannavan, aluno do EF-9, compartilhou a principal lição que leva do estudo do meio: “Mesmo que em abundância, não podemos desperdiçar água.” Assista à reportagem entre os minutos 2:09 e 3:00!