No dia 22 de fevereiro, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas receberam os certificados de participação e medalhas da Olimpíada Brasileira de Robótica e Olimpíada Brasileira de Informática 2016. No total, foram quatro medalhas de ouro, três de prata, 11 medalhas de bronze, além das premiações de mérito estadual na OBR; e uma medalha de prata, duas de bronze e um certificado de Honra ao Mérito na OBI.
O aluno Theo Trainotti Freire, do 8º ano A, recebeu medalha de Bronze nas duas competições. “Participo desde o Fundamental I das olimpíadas, as provas são bem parecidas e usam muito o raciocínio lógico, Matemática é minha matéria favorita e recebo muito incentivo dos meus pais a participar das provas”, diz o medalhista.
Marcus Vinícius Harada, do 8º E, foi medalhista de Prata na OBR e diz que se sente muito bem em participar da Olimpíada de Robótica. “É uma prova na qual não preciso estudar muito conteúdo, justamente por ser de raciocínio lógico, que é algo que usamos em todas as matérias, não só as de exatas, e isso pode ajudar no nosso dia a dia na escola também”, conta o aluno.
O intuito da OBR é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Já na OBI, os alunos do colégio participaram da Modalidade Iniciação – níveis 1 e 2, nas quais eles concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel, incentivando o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação. Ao todo, 117 alunos participaram da OBR, que envolve o Ensino Fundamental I até o Ensino Médio, e 29 alunos do Fundamental II participaram da OBI, que acontece em duas fases.