RB Informa

Noite de Observação traz alunos e família ao RB

Muitos alunos e seus familiares prestigiaram a 2ª Noite de Observação promovida pelo Colégio Rio Branco Campinas no último dia 28 de outubro. O evento foi inaugurado com a entrega dos certificados de participação e medalhas para os alunos que se inscreveram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2016. Estiveram presentes também os coordenadores pedagógicos e professores de Ciências, Geografia e Física do Colégio Rio Branco.

Bruno Agrofoglio Ferreira, professor de Física do Rio Branco, diz que a sugestão da noite de observação partiu dos alunos, que teriam a chance de visualizar por meio do telescópio da escola e por tablet, via aplicativo de Astronomia, os planetas Vênus, Marte e Saturno.

A atividade também contou com a presença do físico da Unicamp Edson Pedro Cecílio Júnior, que lançou recentemente o livro Stellarium – Aprendendo Astronomia com Software. “Há pouca literatura em português sobre Astronomia, é importante valorizarmos essas iniciativas que acontecem tão perto de nós”, diz Bruno. Edson estava surpreso com o engajamento dos familiares e alunos do colégio com a iniciativa da observação. “Com eventos como esse, todos conseguem comprovar na prática alguns conceitos somente vistos até então na teoria, e a presença dos familiares para incentivar ainda mais esse momento é muito bacana”.

Sofia Alvarenga Alves Passos, aluna do 6º ano D, foi medalhista de prata na OBA 2016 e conta que quer ser astrônoma. “Eu estudo Astronomia já há muito tempo, adoro esse tema e sempre participo da OBA. Nosso mundo é fascinante, saber como é o universo e os outros planetas é interessante demais”, empolga-se a menina. Mariana Lopes da Cunha Menossi Teixeira, do 5º A, foi medalhista de bronze e relata que gosta de participar da OBA porque é muito competitiva e gosta de observar os planetas. “Existe muita coisa além da Terra para estudarmos”, reflete.

Guido Neulaender, da 1ª série B do Ensino Médio, e Thiago Young de Azevedo, aluno da 1ª série C do Ensino Médio, fazem parte de um projeto em robótica junto ao professor Bruno e decidiram comparecer à noite de observação para prestigiá-lo. “Já participei da OBA e acho a olimpíada muito importante para promover a Astronomia entre os estudantes. O que gosto mais nessa ciência é a observação das constelações, planetas, posição dos astros em geral”, enuncia Guido. Thiago gostou bastante da experiência da observação, e conta que se interessou mais ainda por essa área e está pensando em participar da olimpíada no próximo ano.

Carolina Rodríguez, mãe da Marina Rodríguez Migliaccio do 5º E, assistiu à entrega do certificado de participação da filha na OBA 2016 com muito orgulho. “Gosto muito que ela participe de olimpíadas e estude Astronomia; ela já sabe, por exemplo, que precisa estudar bastante Física para ser uma boa astrônoma e se empenha cada dia mais”, diz a mãe.

Marcelo Mendes Brandão, pai do Miguel Brandão, do Infantil II D, era um dos mais animados na plateia da observação. “Nossa família gosta muito de Astronomia, temos até alguns aparatos em casa e o meu filho é doido pelo tema. Esse evento do Rio Branco é um incentivo a gostar de Ciências, deixar a televisão e os jogos de lado, sair de casa e ver o que está acontecendo em volta deles. Adorei tudo e estou surpreso com a quantidade de alunos que ficaram e estão animados com a observação”, relata.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS