No dia 26 de março, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais mergulharam em uma experiência coletiva: um estudo de campo pelo quarteirão do Colégio, atividade que faz parte do Projeto “Nosso lugar de Viver”. O projeto tem por objetivo desenvolver habilidades de orientação e localização no espaço geográfico a partir do conceito de lugar, destacando os lugares percorridos pelos alunos no dia a dia.
Essa experiência proporcionou uma oportunidade única para as crianças aplicarem os conceitos aprendidos em sala de aula e vivenciarem esses conceitos em um contexto prático e tangível, destacando as áreas do conhecimento das Ciências Humanas.
Semanas antes da saída, uma rica sequência didática foi conduzida pelas professoras, introduzindo os conceitos, conteúdos e assuntos que seriam abordados durante a saída. Afinal, compreender o lugar onde vivemos não se restringe apenas à geografia, mas também à compreensão das relações que ali se estabelecem.
Assim, munidos de conhecimento e muita curiosidade, partiram para o “Estudo de Campo”, prontos para observar, analisar e compreender o espaço real que circunda a nossa escola.
No decorrer do trajeto, além de todas as habilidades desenvolvidas, risadas e diversão estiveram presentes, tornando o Estudo não apenas educativo, mas também prazeroso.
O projeto está longe de chegar ao fim. Ainda há muitas atividades planejadas para explorar nossos espaços e representar os lugares de viver.
Confira os registros: