Olhares cruzados sobre o Oriente Médio contemporâneo

Os alunos do Ensino Médio puderam conhecer a evolução política do Oriente Médio durante a aula temática do historiador Youssef Alvarenga Cherem, realizada na última sexta-feira (11). Na oportunidade, Youssef fez uma abordagem sobre a constituição social, política, histórica, linguística e religiosa do Oriente Médio para os estudantes e apresentou um rápido panorama histórico da constituição dos Estados e das fronteiras dos países do Oriente Médio, desde a Idade Média até o século XX.

O pesquisador também apresentou aos alunos o caso do desenvolvimento do Estado moderno do Egito, e a formação do país entre os séculos XIX e XX, até a independência. “Esse tema é relevante para os alunos do Ensino Médio, já que eles têm poucas perspectivas históricas e geográficas de regiões fora do eixo Europa-América. Por várias razões, esse conteúdo acaba sendo tratado de forma bastante superficial no ensino médio e até nas universidades no Brasil”, explica Cherem.

Os mitos, clichês sobre o Oriente Médio, a questão do véu e da mulher muçulmana também foram abordados na aula temática. “Foi uma ótima experiência compartilhar todos esses assuntos com os alunos! Muitos se mostraram interessados e fizeram várias perguntas. Creio que tenham entendido a mensagem. É muito difundida a falsa ideia de que o Oriente Médio é um lugar diferente, confuso e violento, que é difícil de entender. Espero ter mudado um pouco essa ideia”, conclui.

 

 

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa