RB Informa

Olhares cruzados sobre o Oriente Médio contemporâneo

Os alunos do Ensino Médio puderam conhecer a evolução política do Oriente Médio durante a aula temática do historiador Youssef Alvarenga Cherem, realizada na última sexta-feira (11). Na oportunidade, Youssef fez uma abordagem sobre a constituição social, política, histórica, linguística e religiosa do Oriente Médio para os estudantes e apresentou um rápido panorama histórico da constituição dos Estados e das fronteiras dos países do Oriente Médio, desde a Idade Média até o século XX.

O pesquisador também apresentou aos alunos o caso do desenvolvimento do Estado moderno do Egito, e a formação do país entre os séculos XIX e XX, até a independência. “Esse tema é relevante para os alunos do Ensino Médio, já que eles têm poucas perspectivas históricas e geográficas de regiões fora do eixo Europa-América. Por várias razões, esse conteúdo acaba sendo tratado de forma bastante superficial no ensino médio e até nas universidades no Brasil”, explica Cherem.

Os mitos, clichês sobre o Oriente Médio, a questão do véu e da mulher muçulmana também foram abordados na aula temática. “Foi uma ótima experiência compartilhar todos esses assuntos com os alunos! Muitos se mostraram interessados e fizeram várias perguntas. Creio que tenham entendido a mensagem. É muito difundida a falsa ideia de que o Oriente Médio é um lugar diferente, confuso e violento, que é difícil de entender. Espero ter mudado um pouco essa ideia”, conclui.

 

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo