RB Informa

OPCE encerra palestras com coaching

No último encontro da OPCE (Orientação Profissional: Caminhos e Escolhas) de 2017, os alunos do Ensino Médio participaram de um encontro sobre como transformar sonhos em realidades, através do modelo mental, e como usar desse artifício para conquistar objetivos pessoais e profissionais. A palestra foi ministrada por Daniela Ferrari, coach vocacional e de carreira, ex-aluna do Colégio Rio Branco Campinas.

Daniela conta que foi dentista durante vinte anos, mas somente há pouco tempo assumiu integralmente a carreira de coach pela realização pessoal e profissional. “Aproximadamente 80% das pessoas estão infelizes no mercado de trabalho, o índice de evasão em faculdades é grande, por isso, falo sempre da importância de termos um sonho e um caminho a seguir para sermos auto realizados”, diz a coach.

Sobre o tema da palestra, Daniela explica que mindset é o modelo ou configuração mental que revela a forma como cada um vê o mundo. O modelo diz respeito a como lidamos diante de adversidades, desafios, críticas negativas e como aprender a superar os obstáculos, conceitos que também estão ligados ao quociente emocional ou inteligência emocional. “Pessoas com quociente emocional baixo não são bem vistas no mercado de trabalho e dentro de empresas. Hoje, o quociente emocional é mais valorizado que o quociente de inteligência nas instituições”, garante a coach.

A partir da afirmação acima, Daniela explicou para os alunos que, quando identificamos nosso padrão mental, podemos modificá-lo para nosso próprio benefício, alterando nossos padrões de crenças e a maneira como vemos o mundo. “Alguns dos exercícios propostos envolvem a abertura para enfrentar desafios e obstáculos, praticar a resiliência, refletir sobre a maneira de pensar frente às dificuldades, e ficar atento aos pensamentos no dia a dia. É como virar uma chave no nosso pensamento: quando trabalhamos nossas crenças negativas, que limitam a busca pelos nossos sonhos, passamos a ter pensamentos positivos e eles atraem coisas positivas”, explana.

As alunas do 2º ano, Maria Julia Ardenghi e Gabriela Colombo Barbosa, participaram de sessões de coach há alguns anos e disseram que a experiência foi muito positiva. “Fez bastante diferença participar do processo de coaching. Meu relacionamento com as pessoas melhorou, meu desempenho na escola também, recomendo muito”, conta Maria Julia. “Foi muito interessante ter a oportunidade de me conhecer melhor e saber o que queria para minha vida. Procurei o serviço na tentativa de me compreender, e agora minha irmã mais nova já está pensando em fazer também”, relata Gabriela.

Já Lívia Maria Travizanuto Siqueira, que ainda está a caminho de decidir qual profissão escolher, deixou a palestra motivada e com a certeza de que podemos alcançar excelência nas mais diversas situações. “Acho que agora consigo olhar melhor para dentro de mim, descobrir o que realmente gosto e quero fazer para o resto da minha vida, independente de pressões e expectativas de outras pessoas”, aponta Lívia. Luiza Maria Donaio Kitaka, que também esteve no encontro, saiu igualmente esperançosa. “Foi bem motivador ouvir sobre esses assuntos que às vezes passam pela nossa cabeça, mas nunca paramos para pensar a fundo”.

O encerramento da OPCE foi conduzido pela orientadora educacional Juliana Caetano, que agradeceu a presença de todos após os dez encontros oferecidos durante o programa. “Ao concluir mais uma edição da oficina de Orientação Profissional, esperamos poder ter colaborado nesse momento de angústias e escolhas na hora de decidir sobre carreira e profissão. Parabéns a toda equipe do colégio e palestrantes, que contribuíram tanto nessa fase especial da vida de nossos queridos alunos”, diz Juliana.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo