No dia 12/02, a Profa. Dra. Flávia Vivaldi iniciou o trabalho de formação de 2025 com as equipes da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, e trouxe uma reflexão profunda sobre o tema “Assembleias e Avaliações”, destacando a importância da autoavaliação no desenvolvimento pessoal e coletivo. A aula abordou como esse processo pode contribuir para o fortalecimento da autonomia, da autoestima, do poder pessoal e da construção da coletividade, especialmente em ambientes educativos.
Sobre a importância da autoavaliação, de acordo com Wasserman, citado por Vivaldi, adultos confiantes e capazes possuem uma habilidade crítica apurada e não necessitam de validação constante de terceiros. Esse processo permite a reconstituição, comparação, antecipação e tomada de consciência, elementos fundamentais para o crescimento pessoal.
Então, a Profa. Flávia apresentou diversas metodologias criativas e sensíveis para a avaliação no contexto escolar, como:
- Envelopes das virtudes: reflexão sobre como determinadas virtudes se manifestaram no dia a dia.
- Almofadas dos sentimentos: os alunos expressam seus sentimentos abraçando almofadas temáticas.
- Pula bolinhas: atividade lúdica para avaliação do dia.
- Massinha de modelar: representação artística das experiências diárias.
- Cartões coloridos: associação de sentimentos a cores diferentes.
- Avaliação do semáforo: as cores representam o clima do dia e ajudam na reflexão coletiva.
Outro ponto central foi o uso das assembleias de classe. A professora explicou como essas reuniões promovem o diálogo, a resolução de conflitos e o fortalecimento da cidadania nas escolas. As assembleias permitem que alunos e professores discutam temas importantes, construam regras de convivência e desenvolvam habilidades sociais e emocionais.
A implantação dessas práticas exige organização e periodicidade, além de um ambiente cooperativo, onde todos se sintam seguros para expressar suas opiniões e sentimentos.
Flávia reforçou que as assembleias e as avaliações não são soluções mágicas, mas ferramentas que, quando aliadas a outras práticas educativas, contribuem para um ambiente sociomoral mais justo e colaborativo. Citando Paulo Freire, lembrou que “o diálogo é o meio pelo qual as pessoas encontram significado no presente”, reforçando o papel transformador da comunicação no contexto educacional.
Flávia Vivaldi promoveu uma verdadeira aula para a nossa equipe sobre como a autoavaliação e as assembleias podem ser utilizadas para promover uma educação mais crítica, participativa e humana, oferecendo aos alunos ferramentas valiosas para o seu desenvolvimento integral.















