Nas férias de julho, João Eduardo Scanavini, professor de Alemão do Colégio, viajou para a cidade de Lübeck, no norte da Alemanha, para participar da 8ª edição do Congresso Internacional de Professoras e Professores de Alemão (Internationale Tagung der Deutschlehrer:innen (IDT), em alemão).
O evento, que acontece de quatro em quatro anos, reuniu mais de 2.500 professores de todo o mundo. Nele, João apresentou um trabalho num Workshop sobre métodos diagnósticos no ensino de alemão como língua estrangeira, organizado pelo Prof. Dr. Thomas Studer, da Universidade de Freiburg (Suíça).
Além disso, nosso representante RB também integrou as discussões do grupo especializado no ensino de alemão para jovens, organizado pelo professor Bernhard Hauer, da American International School, de Viena.
João afirma que o evento superou todas as suas expectativas: “Sou muito grato às instituições que viabilizaram esta oportunidade e que me permitiram ter acesso a colegas com experiências singulares, a projetos inspiradores e discussões extremamente necessárias. Além da urgência de reflexões sobre os potenciais e os limites do emprego da inteligência artificial em sala de aula, pautas muito variadas foram oferecidas, tais como sustentabilidade, métodos de avaliação, fomento à comunicação oral e nexos entre linguagem e identidade.”
Agradecemos ao Goethe Institut e ao Pasch Brasil, parceiros do Colégio, que concederam uma bolsa ao nosso docente e que tornaram possível essa viagem e vivência tão enriquecedoras.
Confira algumas fotos do João em Lübeck!