RB Informa

Programa Semente – Aula Figura e Fundo

Dentro da grade das habilidades socioemocionais, aprendemos a desenvolver a empatia e colocá-la em prática nas emoções agradáveis e desagradáveis.

Em nossa aula “Discutindo com respeito”, foi ilustrado através do conceito “Figura e Fundo”, da Gestalt Terapia, que podemos ter opiniões divergentes de outras pessoas sem que haja confrontos e/ou discussões.

Foram apresentadas imagens com duas ou mais figuras que se complementam, trazendo a reflexão que quando duas pessoas possuem ideias diferentes, isso não significa que uma está certa e a outra está errada. Ambas podem estar corretas, só que parcialmente. E, quando a gente junta várias ideias diferentes, há mais chance de encontrar uma visão mais completa e abrangente a respeito do mundo.
Sem esquecer, que podemos discordar da ideia de alguém sem ter que discordar da pessoa como um todo. Há uma diferença entre dizer “Não concordo com você” e afirmar “Não concordo com esta opinião”. Tão importante quanto “o que se fala” é “como se fala”.
Indicando possibilidades possíveis de discordar de modo respeitoso.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS