RB Informa

Projeto Ciranda no Maternal: explorando as sensações

O reconhecimento corporal e o estímulo das sensações são características fundamentais do conteúdo programático do Maternal. Pensando em explorar essas competências, as professoras elaboraram um caminho sensorial, no qual os alunos usariam os pés para sentirem diferentes texturas e por fim, fazerem o registro da atividade com tinta.

A professora Amanda Nicolaidis, do Maternal B, conta que a atividade “Pisa, Pisa”, nome dado ao tapete sensorial construído em parceria com a professora Rafaela Rodrigues, de Educação Física, traz um trajeto de sensações diferentes para as crianças, utilizando grama artificial, areia, pedrinhas, papel picado, folhas secas, bolinhas de plástico, água e, por fim, a tinta, na qual eles farão o registro dos pés em um sulfite ao final do percurso.

Fernanda Ferreira Material, docente do Maternal A, conta que o experimento une a sinestesia (mistura de sensações) à parte concreta (objetos dispostos no tapete sensorial), que é tão necessária na Educação Infantil. Ao fim das atividades, foi perguntado a todos os alunos no que eles mais gostaram de pisar, e as respostas foram praticamente unânimes: água, as bolinhas de plástico e a tinta.

Essa atividade faz parte do conteúdo proposto pelo Projeto Ciranda, que é a grande novidade da Educação Infantil em 2017. O Projeto veio para complementar a estrutura do material que já era aplicado no Maternal nas áreas de conhecimento: Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade. “Nossa proposta já era muito rica, e agora, com a adoção desse material, ela está ainda mais estruturada e completa. Ele pensa a criança como um todo, a enxerga com outros olhos, na totalidade do seu desenvolvimento, que é o objetivo da Educação Infantil”, explica Amanda.

Ainda segundo as educadoras, o maior ganho do Projeto Ciranda são as atividades que contemplam o desenvolvimento da percepção corporal da criança e o sentimento de grupo, visto que a maioria das atividades propostas são feitas no coletivo. “O Ciranda veio para estruturar mais ainda nossa rotina, ele contribui na sequência das atividades e norteia muito o nosso trabalho. Minha turma é super participativa, pergunta com frequência quando teremos atividades fora da sala, e estão super envolvidos com o Projeto Ciranda”, relata a professora Fernanda.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS